[weglot_switcher]

Preços dos produtos importados por Cabo Verde desceram 0,9% em julho

O Instituto Nacional de Estatística cabo-verdiano destaca, no boletim mensal sobre os preços do comércio externo, uma “melhoria nas condições de troca do país com o exterior”.
25 Agosto 2025, 13h02

Os preços dos produtos importados por Cabo Verde caíram 0,9% em julho, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INECV) do país, que dá nota de um aumento de 1,1 pontos percentuais (p.p.) face aos 2,1% registados em junho.

“O índice de preços da importação situou-se em 128,1, tendo registado um decréscimo de 0,9% relativamente ao mês anterior. Comparado com o mês de julho de 2024, os preços dos produtos importados diminuíram 8,2%”, lê-se no boletim mensal sobre o Índice de preços do Comércio Externo (ICE).

A contribuir para essa variação em julho está a queda de 4,1% dos preços na categoria bens de consumo, face aos valores de junho, impactada pela diminuição de 2,6% dos produtos alimentares primários e de 5,5% dos produtos alimentares transformados. “Esse decréscimo foi, no entanto, parcialmente atenuado pela subida nos preços dos “Material de transporte”, que apresentaram uma variação positiva de (5,3%)”, lê-se na nota do gabinete de estatísticas presidido pelo economista João Mendes Cardoso.

Quanto à categoria dos bens intermédios, o INE dá nota de uma subida em cadeia de 1,5%, que explica com o aumento considerável (10,4%) dos preços dos produtos transformados para a carpintaria e dos preços (14,5% das peças para material de transporte. “Esse aumento foi, contudo, atenuado pela descida dos preços das “Partes para máquinas” (-7,9 %)”, acrescenta.

Na categoria bens de capital, os preços subiram, em julho, 5,1% comparativamente com os de junho, refletindo o aumento (5,3%) dos registado nos preços da subcategoria máquinas. Quanto aos combustíveis, em julho os preços caíram 0,2% face ao mês anterior.

Olhando para os números das exportações, os preços dos produtos comprados no exterior desceram 5,5 p.p em cadeia, fixando-se em -1,7%. Em junho, os preços tinham observado uma variação positiva mensal de 3,8%.

“Em julho de 2025, o índice de preços nas exportações foi de 151,1, representando uma diminuição de 1,7% em relação ao mês anterior. Em termos homólogos, a taxa de variação do índice de preços das exportações fixou-se em 12,2%”, detalha o INE.

Por fim, quanto ao Índice de Termos de Troca (ITT) – que mede a relação entre os preços das exportações e das importações -, o INE destaca uma “melhoria nas condições de troca do país com o exterior”. Em julho, o índice fixou-se em 118,0, 0,8% abaixo dos números de junho. Comparativamente com julho de 2024, o ITT cresceu 22,2%.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.