[weglot_switcher]

Prepare a carteira: preço do petróleo vai subir até ao verão

O aumento da procura vai contribuir para esta subida dos preços dos combustúveis na bomba.
12 Março 2024, 12h50

O preço do barril de petróleo vai subir até ao verão, o que implica que preço dos combustíveis na bomba mais caros. O Goldman Sachs prevê que o barril de Brent atinja os 87 dólares no verão; hoje negoceia nos 82 dólares.

Os analistas do banco norte-americano apontam três razões para esta subida: o recuo nos stocks de petróleo nos países da OCDE; a moderação no crescimento do fornecimento pelos EUA; a subida na procura por combustíveis no verão, com o aumento da mobilidade devido às férias no hemisfério norte.

Na semana passada, o Brent recuou 1% à medida que os fluxo de petróleo pelo Mar Vermelho recuperaram parcialmente. Apesar da subida, os fluxos pelo estreito de Bab-El-Mandeb (um canal de 25 km que separa África da Pensínsula Arábica) continuam 22% abaixo dos níveis pré-disrupção (menos 1,4 milhões de barris/diários a passar).

Já as exportações dos países da OPEP+, que anunciaram um corte na produção em novembro, aumentaram novamente com o Iraque a subir as exportações, com a produção russa a estabilizar nos 10,5 milhões de barris diários.

O preço da gasolina manteve-se esta semana face à semana passada, com o preço do gasóleo a recuar 1,5 cêntimos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.