[weglot_switcher]

Presidenciais: Cotrim Figueiredo já deu os parabéns a Seguro

Antigo presidente da Iniciativa Liberal ainda pode ir com António José Seguro à segunda volta mas já parabenizou o antigo líder socialista pelo resultado nesta primeira volta.
18 Janeiro 2026, 21h15

João Cotrim Figueiredo, que se situa em terceiro lugar na primeira volta destas eleições presidenciais, já terá congratulado António José Seguro pelo resultado alcançado este domingo. A notícia é avançada pela SIC.

De acordo com a primeira projeção da Universidade Católica para a RTP, o antigo presidente da Iniciativa Liberal ainda poderá alcançar André Ventura na segunda posição.

O coordenador do Horizonte Político 2031, Gonçalo Almeida Ribeiro, admitiu hoje ser improvável que o candidato presidencial Cotrim Figueiredo passe à segunda volta, embora não impossível.

“É improvável, mas não impossível a passagem de João Cotrim Figueiredo à segunda volta das eleições presidenciais e, por isso, a prudência aconselha-nos a aguardar serenamente pelos resultados”, afirmou o ex-vice-presidente do Tribunal Constitucional.

Numa declaração curta, de menos de um minuto e sem direito a perguntas, Gonçalo Ribeiro Almeida considerou que as primeiras projeções indicam que há um claro vencedor na primeira volta e um candidato cuja passagem à segunda volta está assegurada que é António José Seguro.

O candidato presidencial apoiado pela Iniciativa Liberal já deu os parabéns a Seguro, candidato apoiado pelo PS, confidenciou.

“Houve nesta candidatura uma capacidade de mobilização cívica notável, sem precedentes na política portuguesa e, isso, em si mesmo encerra uma aspiração de uma parte importante do eleitorado português de renovação política”, disse Gonçalo Ribeiro Almeida.

Quando foram conhecidas as primeiras projeções ouviram-se no quartel-general de Cotrim Figueiredo aplausos por duas vezes, uma pela possibilidade de passar a uma segunda volta e outra pelo resultado de Marques Mendes que surgia em quarto lugar.

Cotrim Figueiredo, que chegou acompanhado de um dos quatro filhos à unidade hoteleira onde está a passar a noite eleitoral, não quis prestar declarações à entrada seguindo, em passo acelerado, em direção ao elevador onde, quando questionado sobre se estava confiante, respondeu apenas muito.

Durante a campanha eleitoral, Cotrim Figueiredo insistiu, sobretudo na última semana, de que ter Seguro e Ventura numa eventual segunda volta seria uma “tragédia”.

Além disso, o antigo líder da IL, que apelidou Seguro de “sono” e Ventura de “pesadelo”, advertiu que se estes dois candidatos passassem a uma segunda volta o próximo Presidente da República seria Seguro, porque Ventura “perderia com todos”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.