[weglot_switcher]

Presidente não executivo do Novo Banco: “EuroBic poderia ser uma oportunidade interessante” (com áudio)

“Era uma oportunidade interessante mas os compromissos assumidos com a DG Comp não permitem avançar para um processo de aquisição antes da conclusão desses compromissos [com Bruxelas]”, referiu acrescentando que “depois disso poderíamos eventualmente avançar”.
  • Cristina Bernardo
8 Junho 2021, 12h20

O Novo Banco olhou para o EuroBic, confirmou Byron Haynes, presidente do Conselho Geral e de Supervisão.

A notícia, avançada em primeira-mão pelo Jornal Económico, tem sido questionada ao longo de várias audições da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Byron Haynes disse que o órgão que preside discutiu a compra do EuroBic. “Era uma oportunidade interessante mas os compromissos assumidos com a DG Comp não permitem avançar para um processo de aquisição antes da conclusão desses compromissos [com Bruxelas]”, referiu acrescentando que “depois disso poderíamos eventualmente avançar”.

Sobre essa hipótese do Novo Banco comprar o EuroBic, Byron Haynes  explicou que “somos muito claros. Temos uma série de compromissos que não permitem a participação em operações de Fusões e Aquisições”, acrescentando que “manifestámos o nosso interesse mas dissemos claramente que não poderíamos avançar enquanto não fossem cumpridos alguns compromissos com a DGComp”.

Também o Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno já tinha dito no mesmo fórum que “neste momento o Novo Banco não tem condições para fazer aquisições” disse Mário Centeno, lembrando que “no futuro, o banco tem de demonstrar que tem capacidade [em termos de capital] para fazer aquisições”.

O Governador do Banco de Portugal foi peremptório: “o Novo Banco está impedido de fazer aquisições até ao fim do período de reestruturação”

O Novo Banco tem uma aquisition ban, o que quer dizer não pode fazer aquisições até final de 2021. Pelo que, para avançar com uma aquisição, implica antes de mais que o banco liderado por António Ramalho fique liberto pela Comissão Europeia dessas restrições.

“Não vejo que a libertação dessas restrições seja compatível com calendário de venda do EuroBic”, referiu o governador do Banco de Portugal na sua audição.

https://jornaleconomico.pt/noticias/eurobic-na-mira-de-novo-banco-e-ctt-703136

https://jornaleconomico.pt/noticias/novo-banco-e-ctt-passam-a-segunda-fase-na-corrida-pelo-eurobic-715648

.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.