O Presidente timorense, José Ramos-Horta, anunciou hoje a nomeação do primeiro embaixador de Timor-Leste na Índia, no âmbito do reforço das relações diplomáticas e de cooperação entre os dois países.
“A nomeação do embaixador Karlito Nunes representa um marco importante nas nossas relações diplomáticas com a Índia”, afirmou o chefe de Estado, citado num comunicado divulgado à imprensa pela Presidência timorense.
Segundo José Ramos-Horta, à medida que Timor-Leste avança no seu percurso de integração regional e desenvolvimento económico, a parceria com a Índia é uma das “relações diplomáticas mais promissoras”.
Karlito Nunes, antigo embaixador de Timor-Leste nas Nações Unidas, desempenhava atualmente o cargo de assessor na unidade de relações internacionais na Presidência da República.
O Presidente timorense recebeu, por outro lado, em abril as cartas credenciais do novo embaixador da Índia no país, Madan Kumar Ghildiyal.
Timor-Leste e a Índia estabeleceram relações diplomáticas em 2003 e têm vindo a cooperar nos domínios da defesa, educação, agricultura e saúde.
No início ano passado, as relações tiveram um novo impulso com uma visita do Presidente timorense à Índia, durante a qual foi discutida cooperação nas áreas do petróleo, gás, digitalização e intercâmbio no setor da educação.
Em agosto último, a Presidente da Índia, Draupadi Murmu, também visitou Timor-Leste, na primeira deslocação oficial ao país de um chefe de Estado indiano, pontuada pela vontade afirmada por ambos os países de aprofundarem as relações bilaterais e de abrirem embaixadas nas respetivas capitais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com