As famílias com crédito à habitação vão voltar a sentir uma redução da prestação. Os contratos cuja revisão ocorra no mês de março vão sentir ligeira descida.
Segundo os cálculos do Jornal Económico, os empréstimos indexados à Euribor a três meses, ou seja, que são revistos trimestralmente são aqueles que vão sentir a menor descida. Num empréstimo de 100 mil euros, a 30 anos, e com um ‘spread’ de 1% (sem contabilizar com outras comissões), a prestação este mês deverá fixar-se em 306,75 euros, o que representa uma descida de 0,71 euros face à última revisão de dezembro.
Já os empréstimos indexados à Euribor a seis meses – e que são a maioria em Portugal – vão descer pouco mais de 2 euros. Num empréstimo com as mesmas características, a prestação irá descer 2,84 euros para 310,69 euros, face è revisão de setembro. Por sua vez, os créditos que utilizam a Euribor a 12 meses – e que atualmente são a opção dos bancos para os novos empréstimos – são os que vão descer mais. A prestação em março fica em 316,84 euros, o que significa uma descida de 4,43 euros face à última revisão ocorrida há um ano.
Desde fevereiro do ano passado que as taxas Euribor passaram todas a situar-se em terreno negativo, o que significa que as famílias com empréstimo à habitação têm vindo a pagar cada vez menos. Apesar das taxas de mercado estarem negativas a descidas nos últimos meses têm sido menos expressivas. Tem de assistido a uma maior estabilização e tudo aponta para que se assim se mantenha no curto prazo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com