[weglot_switcher]

Primeira-ministra da Finlândia pede desculpa por fotografia em topless na residência oficial

Sanna Marin considerou que a foto não era “apropriada”.
24 Agosto 2022, 12h11

A primeira-ministra finlandesa pediu desculpas pela segunda vez no espaço de uma semana. Agora, Sanna Marin pediu desculpas depois da divulgação de uma fotografia de duas mulheres em topless tirada numa festa dentro da residência oficial da governante.

A imagem, que já foi apagada, apareceu pela primeira vez na conta TikTok da modelo e influenciadora Sabina Särkkä. Na fotografia aparece a modelo e outra mulher a beijarem-se enquanto levantam os tops, com um sinal escrito “Finlândia” a cobrir os seios. A primeira-ministra não surge na fotografia.

“Acho que a foto não é apropriada, peço desculpa por isso. Tal foto não deveria ter sido tirada”, disse Marin. A governante finlandesa explicou que a foto foi tirada na sua residência oficial Kesäranta quando ela convidou amigos depois do festival de música Ruisrock a 8 de julho.

Marin disse que os nomes dos convidados foram declarados antecipadamente aos seguranças da residência à beira-mar, em Helsinque. Contou a primeira ministra que passaram a noite na sauna e na praia, ela disse, e que “nada de extraordinário aconteceu”.

O pedido de desculpas surge depois de Marin ter feito manchetes um pouco todo o mundo na semana passada, depois da divulgação de um vídeo, de 6 de agosto, onde surge a beber e dançar durante outra festa privada. Na altura surgiram teorias que sugeriam que Sanna Marin poderia ter consumido drogas.

Embora Sanna Marin tenha dito aos jornalistas que nunca tinha usado drogas – “nem mesmo na adolescência” – e que não era do seu conhecimento que existissem drogas na festa, a primeira-ministra fez um teste de drogas “para esclarecer as suspeitas”. O resultado, divulgado na segunda-feira , foi negativo.

Sobre a festa onde admitiu ter consumido álcool, Sanna Marin disse que as suas habilidades quanto a poder de decisão não foram prejudicadas e rferiu que bebia apenas uma pequena quantidade de álcool e “poderia ter saído para cuidar das tarefas do governo” se necessário.

Membros da oposição classificaram o comportamento como inadequado e consideraram que a escolha de amigos de Sanna Marin mostrava falta de julgamento e que fotos e vídeos divulgados poderiam expô-la a críticas ou até chantagens, mas a primeira-ministra tem recebido muito apoio, com muitos a considerarem que a política também tem direito a divertir-se com os seus amigos nos seus tempos de lazer.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.