Primeiro-ministro em isolamento depois de contacto de risco (com áudio)

António Costa já testou negativo, mas vai ficar em isolamento. O primeiro-ministro teve um contacto de risco com membro do seu gabinete.

António Costa está em isolamento depois de ter tido um contacto de risco, anunciou hoje o seu gabinete.

“Em virtude de ter estado em contacto com um membro do gabinete que veio a ser um caso confirmado positivo à Covid-19, e não obstante já ter as duas doses da vacina há mais de mês e meio e de ter cumprido as regras de distanciamento físico e uso de máscara, o primeiro-ministro está a cumprir um período de confinamento profilático determinado pelas autoridades de saúde”, segundo comunicado do Palácio de São Bento esta quarta-feira, 30 de junho.

O primeiro-ministro “testou negativo, está sem quaisquer sintomas e mantêm-se em isolamento”, adianta o seu gabinete, garantindo que António Costa “mantém toda a atividade executiva à distância”.

Recorde-se que António Costa foi testado à Covid-19, com resultado negativo, no início desta semana depois de ter estado em contacto com o primeiro-ministro do Luxemburgo que testou positivo. Costa esteve com Xavier Bettel na quinta e sexta-feira em Bruxelas na cimeira europeia.

Em dezembro de 2020, o primeiro-ministro também esteve em isolamento depois de ter estado em contacto com o presidente francês durante uma visita a Paris. Apesar de Emmanuel Macron ter testado positivo depois do encontro com Costa, o primeiro-ministro português esteve em isolamento, mas não ficou infetado.

António Costa recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca em fevereiro, tendo recebido a segunda dose, também da farmacêutica anglo-sueca, em meados de maio.

Recomendadas

PCP diz que resultados da CDU são consequência de campanha anticomunista

O dirigente comunista João Oliveira considerou, esta segunda-feira, que os resultados eleitorais da CDU nas autárquicas são consequência de uma “prolongada e intensa campanha anticomunista” e da concentração da discussão em assuntos nacionais, em vez de locais.

Qual o balanço dos partidos sobre os resultados eleitorais?

Na generalidade, os líderes dos partidos com representação no Parlamento consideraram que alcançaram os objetivos a que se propuseram, embora também alguns representantes partidários tenham assumido que os resultados ficaram “aquém dos esperado”.

Madeira tem mais 14 casos positivos e dez recuperados de Covid-19

Dos novos casos positivos há um caso importado e com proveniência do Reino Unido, e 13 foram de transmissão local.
Comentários