[weglot_switcher]

Procura de estrangeiros dispara na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve

No total, cerca de 400 estudantes estrangeiros de 23 nacionalidades de fora da União Europeia candidataram-se este ano à Escola de Faro. Curso de Tourism Management é o mais procurado. 
8 Maio 2024, 12h56

O curso profissional de Técnico de Pastelaria/Padaria, único em todo o Algarve, e o curso pós-laboral de Gestão e Produção de Cozinha são as novas apostas formativas da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve para o ano letivo de 2024-2025.

No próximo ano irá arrancar igualmente a primeira turma do recém-criado curso de Tourism Management, lecionado integralmente em língua inglesa.

“Nunca a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve recebeu tantas candidaturas internacionais como as que se verificaram na fase de Regime Especial, que decorreu em abril passado e que foi dedicado aos jovens não residentes em Portugal nem na União Europeia”, revela a Escola.

Números da instituição fornecidos aos jornalistas referem quatro centenas de alunos estrangeiros, de 23 nacionalidades, entre os candidatos, maioritariamente dirigidos ao curso de Tourism Management. Nigéria, Burundi, Ruanda, Bangladesh, Filipinas, Gâmbia, Nepal, Libéria são alguns dos países de origem dos muitos jovens que pretendem estudar na Escola algarvia.

No que respeita aos cursos ministrados em língua portuguesa, Angola lidera a lista dos países PALOP com mais candidaturas neste Regime Especial, seguido por Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau e Brasil.

“O êxito alcançado por antigos alunos internacionais que se formaram na nossa escola parece ser um dos fatores que contribui para esta popularidade além-fronteiras da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve”, explica Maria Eduarda Freitas, responsável pela Departamento de Candidaturas Nacionais e Internacionais da EHTA.

“Os melhores embaixadores são, sem dúvida, os nossos ex-alunos internacionais. Uma elevada percentagem conclui com sucesso a formação na nossa escola e fica a trabalhar em Portugal. Aliás, a maioria obtém emprego logo na empresa onde realizou o estágio. A mensagem que estes jovens transmitem para os seus países é que é possível vir para cá estudar e ter sucesso. Aqui, os sonhos deles concretizam-se”, salienta.

Os alunos que regressam aos países de origem são outra fonte de ‘divulgação’ da formação ministrada na rede de escolas do Turismo de Portugal.

A primeira fase de candidaturas para os alunos portugueses aberta, decorrendo até 18 de junho para os cursos profissionais, pós 9º ano e até 16 de julho para os cursos pós 12º ano.

 Os alunos que terminam o 9º ano têm uma nova opção formativa na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. O curso profissional de Técnico de Pastelaria/Padaria vai reforçar o tradicional leque de oferta que abrange as áreas de cozinha, pastelaria, restaurante e bar.

Este novo curso de dupla certificação é único em toda a região algarvia e constitui uma alternativa muito atrativa para os jovens. Explica Paula Vicente, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve: “Este curso abre uma nova janela de oportunidades para os jovens que terminam o 9º ano, que gostam da área da cozinha mas cuja verdadeira paixão está no mundo da pastelaria e padaria. Esses jovens não tinham, até agora, um curso que lhes permitisse adquirir conhecimentos sólidos especificamente nestas 2 áreas de atividade, logo após o 9º ano. Só quando concluíssem o 12º ano poderiam, então, optar pelo curso de nível 5 de Gestão e Produção de Pastelaria. Era uma lacuna que existia. Agora, podem começar a sua formação logo no nível 4 e caso desejem, podem prosseguir e consolidar os seus conhecimentos com o curso de nível 5. O mercado de trabalho precisa destes jovens e nós vamos garantir-lhes uma formação de excelência”.

Também no próximo ano será lançado um dos cursos mais procurados da escola do Algarve mas pela primeira vez em regime pós-laboral: o curso de Gestão e Produção de Cozinha. A opção noturna vem ao encontro dos muitos pedidos que têm chegado à EHTA por parte de profissionais no ativo que pretendem potenciar os seus conhecimentos e adquirir qualificação de excelência.

Este curso irá funcionar em regime hibrido, com componente presencial e online.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, situada em Faro, disponibiliza 189 vagas para cursos na área da cozinha, pastelaria, restauração e bebidas, hotelaria/ alojamento e gestão de turismo. Quer sejam cursos de dupla certificação (pós 9º ano) ou de especialização tecnológica (pós 12º ano) todos têm uma forte componente ligada ao desenvolvimento pessoal, às soft skills e à preparação dos jovens para uma ação ambiental e socialmente responsável.

A Escola integra a rede de doze escolas do Turismo de Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.