[weglot_switcher]

Procura por carros usados cresceu 36% em março

Os veículos elétricos foram os que registaram o maior aumento da procura no mês passado, de 86%. Já a oferta destes veículos apresentou um crescimento de 33%.
23 Abril 2025, 17h02

A procura por carros usados cresceu 36% em março face ao período homólogo. Segundo os dados do Standvirtual, a dinâmica de mercado permaneceu positiva, situando-se nos 34%.

Os veículos elétricos foram os que registaram o maior aumento da procura no mês passado, de 86%. Já a oferta destes veículos apresentou um crescimento de 33%.

Os carros a gasolina ainda continuaram a ser uma tendência no mês de março, com a procura a crescer 41% e a oferta 8%. Já a procura de veículos a diesel aumentou 18%, enquanto a oferta diminuiu 13%.

Durante o mês de março, os carros a gasolina, híbridos plug–in, híbridos a gasolina e GPL foram as únicas tipologias de combustível com maior oferta de anúncios.

No que toca a preços, os automóveis abaixo de 15 mil euros revelaram o maior aumento da procura, de 43%, seguidos pelos carros entre os 15 mil e os 30 mil. Já a procura de veículos acima dos 30 mil euros também cresceu, 18%.

Por sua vez, a oferta de carros abaixo dos 15 mil euros aumentou apenas 8%, enquanto a oferta dos veículos entre os 15 mil e os 30 mil apresentou uma descida de 6%.

A preferência dos clientes está em carros com matrículas entre os anos 2018 e 2020, seguidos pelos matriculados entre 2021 e 2022.

Em março, a procura cresceu em carros utilitários, nos citadinos e nos sedan.

Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual, afirma que “o mês de março apresenta um crescimento consistente da procura no mercado de usados, com especial destaque para regiões como o Alentejo, o Algarve e o Centro do país. Este aumento é impulsionado, em grande medida, pelo gradual interesse nos veículos elétricos e por uma maior procura em faixas de preço mais acessíveis”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.