[weglot_switcher]

Produção automóvel em Portugal desacelera 11,4% em abril

Já a produção acumulada dos primeiros quatro meses de 2025, registou uma queda de 14,1% face ao período homólogo do ano anterior, com um total de 108.472 veículos.
28 Maio 2025, 15h19

Em abril de 2025, foram produzidos em Portugal 27.226 veículos automóveis, o que representa uma diminuição de 11,4% em comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Nos primeiros quatro meses de 2025, a produção acumulada atingiu 108.472 veículos, com uma queda de 14,1% face ao período homólogo do ano anterior.

A produção de ligeiros de passageiros registou uma diminuição de 19,9%, totalizando 21.363 unidades em abril, enquanto a produção acumulada foi de 83.640 veículos, com uma variação negativa de 19,6%.

Por outro lado, a produção de ligeiros de mercadorias aumentou 50,5% em abril, totalizando 5.630 unidades, e acumulou uma subida de 15,5% nos primeiros quatro meses, com 23.757 veículos.

A produção de veículos pesados caiu 24,6% no quarto mês do ano, com apenas 233 unidades, e apresentou uma queda mais acentuada de 36,2% no acumulado, somando 1.075 veículos.

A importância das exportações para o sector automóvel em Portugal é evidente, uma vez que 97,4% dos veículos fabricados têm como destino o mercado externo, contribuindo positivamente para a balança comercial nacional.

A Europa continua a ser o principal mercado para as exportações, responsável por 87% dos veículos, com a Alemanha (19,1%), Itália (12,3%), França (11,2%) e Espanha (10%) a liderar.

O mercado americano, com o Chile em destaque (3,1%), ocupa o segundo lugar, enquanto a Ásia e a África representam 3,1% das exportações.

Em relação à montagem de veículos pesados, abril de 2025 registou a montagem de apenas 17 unidades, marcando uma queda de 26,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No acumulado de janeiro a abril de 2025, foram montados 66 veículos pesados, o que representa uma diminuição de 34,7%. Destes, 98,5% foram exportados, com a Alemanha (90,8%) e a Inglaterra (9,2%) a serem os principais destinos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.