O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga negativa de 7% em abril, voltando a dar sinais de uma desaceleração, uma vez que em março o índice registou uma variação negativa de 3,6%, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esta redução foi particularmente influenciada pelo agrupamento de Energia, que registou uma taxa de variação homóloga negativa de 18,1%. Já o agrupamento de bens de investimento teve o único contributo positivo para o índice, apresentando uma taxa homóloga de 4,2%.
“A intensidade da redução poderá estar relacionada com o escoamento de stock e quebra de encomendas, referido por diversas empresas”, analisa o INE.
Já a variação mensal do índice em abril foi negativa, situando-se nos 5,6%, tendo março registado um valor negativo de 0,3%.
Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram um contributo negativo para a variação do índice total, destacando-se o agrupamento de bens de consumo, com uma taxa de variação negativa de 8,5%. Já o agrupamento de bens intermédios teve o contributo mais baixo, mais ainda assim negativo, de 2,4%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com