A produção industrial subiu 1,1% em França, em dezembro e face ao mês anterior, no qual se registou também um incremento de 0,5%, indicam os dados oficiais. Trata-se de uma recuperação, face às quebras, de 0,5% e de 0,3% registadas em setembro e outubro.
Por sectores, a indústria de manufatura teve uma subida na sua produção, em dezembro, de 1,2%, depois da subida de 0,2% em novembro, como indicam os dados do banco ING.
Em quebra esteve a produção de equipamentos e em crescimento esteve a produção de equipamentos de transporte, a produção industrial, e a produção agroalimentar.
O ING diz que os dados indicam que o sector industrial francês “continua a recuperar” e que o pior já deve ter sido ultrapassado.
O banco acrescenta que a recuperação do sector industrial, em França, deve continuar no primeiro trimestre, e sublinha que as empresa do sector “estão ligeiramente mais confiantes” sobre o futuro e mais otimistas relativamente à sua produção nos próximos meses.
O ING destaca também a recuperação nas encomendas do sector industrial francês e sublinha que a procura não parece estar mais a quebrar.
Contudo, o ING diz que, apesar de salientar que existem sinais de uma “recuperação sustentada” no sector industrial, essa recuperação deve ser “gradual e não contínua” ao longo do ano, e alerta que choques externos, como por exemplo greves ou eventos geopolíticos, podem “limitar temporariamente” a produção industrial.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com