Sónia Antón, professora catedrática e investigadora na área da Física, vai representar Portugal no comité consultivo do Science and Technical Committee (STC) do European Southern Observatory (ESO). A sua nomeação como membro deste comité foi aprovada em unanimidade pelo conselho do ESO e entrará em vigor a 1 de abril e até dezembro de 2027.
A seleção da professora do departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigadora do Centro de Física de Coimbra, foi feita segundo um processo rigoroso, onde cada Estado-membro do conselho propõe três candidatos.
“Embora a razão exata da escolha não tenha sido comunicada, acredito que a expertise em astrofísica extragalática, a experiência na utilização de diversos tipos de telescópios e a participação no desenvolvimento de instrumentação para o espaço tenham sido fatores determinantes. Esta nomeação representa um reconhecimento do meu percurso e contributo para a comunidade académica e científica”, afirma Sónia Antón.
O STC tem um papel importante na assessoria ao Conselho do ESO e ao diretor-geral em matéria de estratégia e operacionalidade da instituição. Este órgão tem como principal responsabilidade definir as prioridades científicas para projetos e programas e realizar recomendações sobre a construção e modernização de instrumentos e telescópios.
“O STC integra um representante de cada Estado Membro do ESO, um representante do Chile e até seis membros independentes, incluindo especialistas de países não-membros. Conta ainda com subcomités especializados, compostos por peritos em áreas específicas, que fornecem recomendações técnicas sobre as infraestruturas do ESO, como La Silla-Paranal, ALMA e o futuro E-ELT”, lê-se em comunicado.
A docente acredita que a sua nomeação “fomenta a identificação de oportunidades para a Universidade, seja no âmbito de projetos científicos internacionais e estágios para estudantes, como também no desenvolvimento de novos instrumentos, na modernização de tecnologia existente e, em suma, na inovação em instrumentação para o espaço”.
Esta nomeação reforça a presença e influência da Astrofísica portuguesa nos grandes projetos internacionais e evidencia o contributo de Portugal para a investigação científica no âmbito do ESO.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com