[weglot_switcher]

Professores dos colégios de Educação Especial em greve a 2 e 3 de dezembro

Em causa está o atraso no pagamento dos salários. Haverá docentes cujo último ordenado que receberam foi em outubro, segundo a Fenprof.
  • Manuel de Almeida / Lusa
29 Novembro 2019, 13h27

Os professores dos colégios de Educação Especial vão fazer greve no início da próxima semana, entre os dias 2 e 3 de dezembro, porque estão a trabalhar sem receber, segundo a Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

A federação que representa os docentes disse esta sexta-feira que o atraso tem sido justificado pelas direções dos colégios com facto de o Ministério da Educação “ainda não ter transferido qualquer verba, como era sua obrigação e preveem os contratos estabelecidos com estes colégios”. Haverá docentes cujo último ordenado que receberam foi em outubro.

“Os alunos que frequentam estes colégios são oriundos de escolas públicas e só por proposta destas, face à impossibilidade de resposta às necessidades especiais dos alunos, eles podem, transitória ou permanentemente, frequentar os colégios, o que torna ainda mais forte a obrigação do Estado português em relação ao financiamento sem atraso”, critica a federação, em comunicado.

Na manhã de segunda-feira, a Fenprof estará num desses colégios (Externato Alfred Binet) representada pelo seu secretário-geral, Mário Nogueira, e pela coordenadora nacional do departamento de Ensino Particular e Cooperativo, Graça Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.