O líder da Iniciativa Liberal (IL) considera que o veto feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao programa Mais Habitação é uma “decisão natural”, na medida em que todo ele “tem consequências nefastas para a habitação em Portugal”.
Presidente da República veta programa ‘Mais Habitação’
De acordo com Rui Rocha, a fórmula apresentada pelo governo não é indicada para o propósito de “resolver os problemas da habitação”. O próprio faz referência aos mais recentes dados do sector para sustentar a ideia que defende.
“O investimento em Portugal em matéria de habitação diminuiu e os preços da habitação aumentaram” desde que o pacote foi apresentado, sublinha, lembrando que, na sequência dos aumentos acelerados das taxas de juro diretoras, por parte dos bancos centrais, “há países da Europa onde os preços do sector começam a descer”.
No entanto, reitera, tal não acontece em Portugal, já que, assegura o líder e deputado do IL, o programa Mais Habitação, pelas medidas que inclui, “minou a confiança dos investidores e dos agentes económicos”, gerando um problema ao nível da oferta em Portugal. Acrescenta que o pacote “não é solução” e, nesse sentido, até “piora a situação da habitação em Portugal e prejudica quem precisa de encontrar habitação”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com