[weglot_switcher]

Índia proíbe exportação de arroz. Receios de nova subida nos preços dos alimentos assolam o mundo

O governo indiano disse que a nova proibição “garantirá a disponibilidade adequada de arroz branco não-basmati no mercado indiano”.
21 Julho 2023, 12h37

A Índia introduziu uma proibição às exportações de arroz branco não-basmati para conter a inflação sentida no país, segundo o “The Guardian,” o que levou a um aumento dos receios de novos aumentos nos preços globais dos alimentos.

A Índia é o maior exportador mundial de arroz, respondendo por mais de 40% dos embarques globais. Embora a proibição não se aplique ao arroz basmati de qualidade superior, a variedade mais conhecida da Índia, o arroz branco não-basmati responde por cerca de 25% das exportações.

O governo indiano disse que a nova proibição, introduzida na noite de quinta-feira, “garantirá a disponibilidade adequada de arroz branco não-basmati no mercado indiano” e “levará à redução dos preços para os consumidores do país”.

O abastecimento global de alimentos já foi afetado pela guerra da Rússia na Ucrânia, que elevou os preços das commodities e dos cereais em todo o mundo.

Além do problema com o arroz da Índia, existem receios de que uma nova crise global de alimentos possa estar no horizonte depois que a Rússia no início desta semana desistiu de um acordo mediado pela ONU de um ano que permitia à Ucrânia exportar cereais através do Mar Negro.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.