O Grupo PSA completou a tomada de posse das marcas Opel e Vauxhall, adquiridas à General Motors. “Estamos a assistir ao nascimento de um verdadeiro campeão europeu”, afirmou o presidente da PSA, Carlos Tavares, em comunicado. “Vamos ajudar a Opel e a Vauxhall a regressar aos lucros e queremos atingir, juntos, novos standards da indústria”, disse ainda o português.
Com o objetivo de diminuir o peso da estrutura e de conseguir sinergias e economias de escala que valham 1,7 mil milhões de euros, a PSA colocou executivos próprios na equipa de gestão da Opel. Remi Girardon tomará o lugar Philip Kienle na chefia do departamento de Produção e Philippe de Rovira passará a ser o novo chefe financeiro da marca alemã, deixando o lugar vago pela promoção de Lohscheller, que foi nomeado CEO da Opel.
Christian Mueller passa a ocupar o cargo de diretor de Engenharia, com o desafio de integrar a Engenharia e a Motorização num único departamento, em substituição de William Bertagni. Michelle Wen substitui Katherine Worthen na função de responsável pelas Aquisições e Cadeia de Fornecimento, chegando à marca alemã vinda da Vodafone Procurement.
Se para a GM, a venda da Opel é mais um passo para sair da Europa, região onde não conhece lucros desde 1999, para a PSA, a compra da marca aumenta a sua economia de escala no Velho Continente.
O primeiro modelo partilhado Opel/PSA, o Crossland X, já está disponível nos concessionários, seguindo-se o Grandland X, que chegará no outono. O sucessor do Opel Combo chegará ao mercado em 2018 e, um ano depois, a nova geração do Corsa será lançada, desta feita com tecnologia PSA.
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