O grupo de trabalho do PSD criado para avaliar as conclusões da Comissão Técnica Independente (CTI) para o novo aeroporto escolheu Tiago Souza d’Alte para analisar o contrato do Estado com a ANA Aeroportos.
A escolha do advogado e especialista em infraestruturas não seria estranha não fosse o facto de Souza d’Alte ter estado nos dois governos de José Sócrates. O advogado vai analisar, a pedido do PSD, se dá para mexer ou não nos termos da concessão aeroportuária que o contrato estabelece.
De acordo com a notícia avançada pelo “Público”, se o advogado não vir acordo para a opção Alcochete e a ANA continuar a insistir no Montijo, o PSD deverá abandonar a ideia do novo aeroporto se localizar no campo de tiro de Alcochete.
No entanto, se Souza d’Alte considerar que o Estado e a concessionária podem chegar a acordo para Alcochete, o partido de Luís Montenegro deverá avançar com a recomendação caso chegue ao Governo.
Atualmente, Tiago Souza d’Alte é coordenador do Conselho Estratégico Nacional (CEN) para a área de transportes e infraestruturas, além de ser jurista na TSA advogados. Mas antes disso, e de acordo com a publicação, Souza d’Alte foi, entre 2005 e 2009, assessor jurídico de Francisco Nunes Correia, ministro do Ambiente do primeiro governo de José Sócrates. Entre 2009 e 2011, foi chefe de gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, já no segundo governo de Sócrates.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com