[weglot_switcher]

Quadrante anuncia Ricardo Mergulhão como novo global head of talent

Com ampla experiência em Recursos Humanos, Mergulhão liderará a estratégia de gestão de capital humano da Quadrante e das empresas do grupo em diversos mercados internacionais.
14 Abril 2025, 16h51

A Quadrante, empresa de consultoria e projeto nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Ambiente e Sustentabilidade, liderada por Nuno Costa, reforça a sua aposta na atração e retenção de talento ao anunciar Ricardo Mergulhão como o novo global head of talent.

Com ampla experiência em Recursos Humanos, Mergulhão liderará a estratégia de gestão de capital humano da Quadrante e das empresas do grupo em diversos mercados internacionais.

No seu novo cargo, Ricardo Mergulhão será responsável por redefinir as políticas de recursos humanos do grupo, alinhando-as com as ambições de crescimento e expansão a nível global. Reportando diretamente a Nuno Costa, CEO da Quadrante, o novo Global Head of Talent terá o desafio de enriquecer continuamente a jornada dos colaboradores, impactando os mais de 1.200 trabalhadores do grupo espalhados por mercados como Portugal, Espanha, Brasil, América Latina, África, Médio Oriente, Roménia e Europa Oriental, esclarece a empresa em comunicado.

Mergulhão trabalhará em estreita colaboração com os líderes de negócio e coordenará uma equipa de profissionais de recursos humanos em cada mercado, assegurando a implementação eficaz das iniciativas e políticas de gestão do capital humano.

A Quadrante tem como missão transformar-se na empresa mais atrativa do setor em todos os mercados onde atua. Ricardo Mergulhão sublinha que a empresa possui uma visão ambiciosa e um plano sólido para se afirmar como referência no setor, com foco na melhoria da jornada do colaborador.

“Queremos ser catalisadores do crescimento das nossas pessoas, pois acreditamos que o seu desenvolvimento é um fator de impacto no crescimento da própria organização. O nosso objetivo é criar um modelo de gestão de talento que não só fortaleça a nossa cultura interna num contexto multigeográfico, mas que também reafirme o nosso foco em aspetos como a mobilidade interna, a progressão de carreira, o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento da autonomia das lideranças”, afirma.

Com mais de 20 anos de experiência em recursos humanos, Ricardo Mergulhão possui um percurso consolidado na gestão de talento, tendo liderado projetos estratégicos de desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas em empresas de renome.

Antes de assumir a nova função, Mergulhão foi responsável pela área de recursos humanos em empresas como a DENSO Europe, Visteon Portugal e Coca-Cola European Partners em Portugal. É mestre em Psicologia, com especialização em Psicologia Industrial e Organizacional pela Universidade de Lisboa, e possui um curso de Administração e Gestão pela San Telmo Business School.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.