Qual a língua oficial de Portugal? 20% dos norte-americanos diz que é o espanhol

Entre os 4.180 norte-americanos inquiridos pela Jetcost, 49% acredita que África é um país; 39% pensa que o Polo Norte não existe e 9% acredita que a Terra é plana.

Cristina Bernardo

O site de viagens Jetcost divulgou esta terça-feira o resultado de um estudo realizado junto de mais de quatro mil turistas norte-americanos, em que 20% afirmou que o idioma que se fala em Portugal é o espanhol.

Para a Jetcost, “os norte-americanos não são propriamente os mais conhecedores de geografia, turismo e cultura de outros países” e, por isso, foi levado a cabo um inquérito junto de 4.180 turistas norte-americanos com mais de 18 anos e emprego estável, que tenham viajado pelo menos uma vez nos últimos dois anos, a fim de apurar os conhecimentos destes turistas.

Antes de responderem às questões da Jetcost, num teste de “verdadeiro ou falso”, a maioria dos inquiridos disse estar “muito seguro dos seus conhecimentos”. O resultado acabou por revelar um quadro de ignorância, no mínimo, assutador.

Além de 20% julgar que o espanhol é um idioma e que é a língua oficial de Portugal, 11% dos entrevistados pensa que a Islândia é um “país não habitado devido ao clima muito frio” e 9% pensa que Chipre é a capital do México, ou que a terra é plana.

Eis os dez erros mais comuns do turista norte-americano:

1) 51% acredita que “Australásia” é outra forma de nomear Austrália;

2) 45% acredita que África é um país;

3) 39% crê que o Polo Norte não existe;

4) 28% pensa que é necessário demora-se 18 horas num voo entre Nova Iorque e Londres;

5) 26% acredita que a Escócia está no Equador;

6) 21% crê que França faz parte do Reino Unido;

7) 20% acredita que a língua oficial de Portugal é o espanhol;

8) 17% julga que o Japão está “protegido” pela Grande Muralha do Japão;

9) 14% acredita que o arquipélago das Filipinas é um estado chinês;

10) 11% crê que a Islândia é um “país não habitado devido ao clima muito frio”.

Ler mais
Recomendadas

Spotify e Tinder juntam-se ao Fortnite para contestar as regras da loja digital da Apple

O resultado da parceria entre três dos mais influentes ‘players’ do mercado de aplicações para smartphone é a criação do ‘Coalition for App Fairness’. As empresas envolvidas acusam a Apple de “sufocar” a concorrência e a inovação através das suas políticas na loja digital (App store).

Rainha de Inglaterra resgatada pelo governo britânico para compensar desvalorização de património

O governo de Boris Johnson vai mesmo avançar com o resgate financeiro ao património imobiliário da rainha de Inglaterra, depois deste ter desvalorizado 590 milhões de euros, fruto da pandemia de Covid-19.

Aeroporto de Helsínquia vai usar cães farejadores para detetar Covid-19 em passageiros

“O que observámos na nossa investigação é que os cães encontram-na [a doença] cinco dias antes deles [pacientes] apresentarem quaisquer sintomas clínicos, explicou a responsável pela investigação.
Comentários