Um novo relatório da AirHelp, especialista em compensação de passageiros aéreos, revelou dados sobre o tráfego aéreo em Portugal e o desempenho dos aeroportos no primeiro trimestre de 2025. Durante os primeiros três meses do ano, mais de seis milhões de passageiros embarcaram em voos a partir de aeroportos portugueses, com quase 70% das viagens realizadas dentro do horário previsto.
No entanto, cerca de dois milhões de passageiros enfrentaram perturbações nos seus voos. Embora a maioria dos casos tenha envolvido atrasos menores, cerca de 114 mil pessoas estão elegíveis para receber compensações devido a atrasos superiores a três horas, cancelamentos ou perda de ligações resultantes de voos anteriores.
Comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma redução no número de voos e passageiros. Nos primeiros três meses de 2025, foram registados aproximadamente 47 mil voos, uma queda de 2% em relação a 2024, e o número de passageiros diminuiu em 4%. Apesar dessa diminuição, a taxa de perturbações aumentou 13% em relação ao ano anterior, com o número de passageiros elegíveis para compensação a subir em 48%, passando de 75 mil em 2024 para quase 113 mil em 2025, devido a um aumento no número de voos com atrasos superiores a três horas.
A TAP Portugal destacou-se como a companhia aérea que transportou mais passageiros, com mais de dois milhões. Deste total, cerca de 62% não enfrentaram qualquer perturbação, enquanto 38% sofreram algum tipo de atraso, resultando em mais de 41 mil passageiros elegíveis para compensação.
A Ryanair ficou em segundo lugar, transportando mais de um milhão de passageiros, com 26% dos voos a sofrer perturbações e pouco mais de sete mil passageiros elegíveis para compensação.
Nos aeroportos, o Aeroporto de Faro foi o que apresentou melhor desempenho, com 84,5% dos voos a não sofrer quaisquer perturbações. O Aeroporto do Porto seguiu com 80%, resultando em 80,2% dos passageiros a registarem voos tranquilos. Por outro lado, o Aeroporto de Lisboa manteve a tendência de ser o mais afetado, com 40% dos voos a registarem atrasos ou cancelamentos, resultando em 39,5% dos passageiros a enfrentarem perturbações.
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