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Quase dois milhões de passageiros sofreram atrasos nos aeroportos portugueses no primeiro trimestre

Embora a maioria dos casos tenha envolvido atrasos menores, cerca de 114 mil pessoas estão elegíveis para receber compensações devido a atrasos superiores a três horas, cancelamentos ou perda de ligações resultantes de voos anteriores, refere um relatório da AirHelp.
Cristina Bernardo
10 Abril 2025, 14h21

Um novo relatório da AirHelp, especialista em compensação de passageiros aéreos, revelou dados sobre o tráfego aéreo em Portugal e o desempenho dos aeroportos no primeiro trimestre de 2025. Durante os primeiros três meses do ano, mais de seis milhões de passageiros embarcaram em voos a partir de aeroportos portugueses, com quase 70% das viagens realizadas dentro do horário previsto.

No entanto, cerca de dois milhões de passageiros enfrentaram perturbações nos seus voos. Embora a maioria dos casos tenha envolvido atrasos menores, cerca de 114 mil pessoas estão elegíveis para receber compensações devido a atrasos superiores a três horas, cancelamentos ou perda de ligações resultantes de voos anteriores.

Comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma redução no número de voos e passageiros. Nos primeiros três meses de 2025, foram registados aproximadamente 47 mil voos, uma queda de 2% em relação a 2024, e o número de passageiros diminuiu em 4%. Apesar dessa diminuição, a taxa de perturbações aumentou 13% em relação ao ano anterior, com o número de passageiros elegíveis para compensação a subir em 48%, passando de 75 mil em 2024 para quase 113 mil em 2025, devido a um aumento no número de voos com atrasos superiores a três horas.

A TAP Portugal destacou-se como a companhia aérea que transportou mais passageiros, com mais de dois milhões. Deste total, cerca de 62% não enfrentaram qualquer perturbação, enquanto 38% sofreram algum tipo de atraso, resultando em mais de 41 mil passageiros elegíveis para compensação.

A Ryanair ficou em segundo lugar, transportando mais de um milhão de passageiros, com 26% dos voos a sofrer perturbações e pouco mais de sete mil passageiros elegíveis para compensação.

Nos aeroportos, o Aeroporto de Faro foi o que apresentou melhor desempenho, com 84,5% dos voos a não sofrer quaisquer perturbações. O Aeroporto do Porto seguiu com 80%, resultando em 80,2% dos passageiros a registarem voos tranquilos. Por outro lado, o Aeroporto de Lisboa manteve a tendência de ser o mais afetado, com 40% dos voos a registarem atrasos ou cancelamentos, resultando em 39,5% dos passageiros a enfrentarem perturbações.

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