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Queixas contra a Segurança Social diminuem em 2023

Em 2023 a Segurança Social registou um total de 1.136 reclamações no Portal da Queixa, um valor que representa uma diminuição de 9% face a 2022.
9 Fevereiro 2024, 17h22

A Segurança Social registou uma descida de 9% no número de reclamações registadas no Portal da Queixa, tendo terminado 2023 com um total de 1.136 reclamações, face às 1.248 queixas registadas em 2022.

Entre janeiro e o dia 7 de fevereiro de 2024, já foram apresentadas 118 reclamações contra esta entidade ao Portal da Queixa, sendo que no período homólogo de 2023 foram registadas 158 queixas e no mesmo período de 2022 esta entidade pública já contava com 170 reclamações.

O subsídio de desemprego é o apoio que leva com mais queixas, contanto com uma fatia de 22,2% das reclamações, seguindo-se o subsídio parental, a ser responsável por 12,7% das queixas, e o subsídio, a gerar 12,3%.

O quarto apoio que gera maior número de queixas é a reforma, que conta com 11,1%. O complemento solidário para idosos absorve 7,9% das participações e a pensão de sobrevivência e a prestação social para a inclusão acolhem, cada um, 4,8% das reclamações.

A razão principal que motiva as queixas é a falta/demora para responder, com 43,6%, seguida do atraso no pagamento, que gera 19,8% das reclamações e a solicitação indeferida, com 14,9%. Destacam-se ainda os motivos de erro nos valores, com 11,9% das queixas, o mau atendimento, com 5%, e os problemas na obtenção do NISS, com 4%.

Apesar da melhoria registada no número de queixas, a Segurança Social ainda continua a registar baixos indicadores de performance no Portal da Queixa no que se refere à resposta dada aos problemas que lhe são reportados pelos cidadãos. A taxa de resposta desta entidade situa-se nos 13,3%, e a taxa de solução nos 13,8%. Já a reputação da entidade é ‘insatisfatória’.


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