Eduardo Cabrita, ainda ministro adjunto, vai ocupar o lugar deixado vago por Constança Urbano de Sousa. Próximo de António Costa, de quem foi secretário de Estado, tem uma já longa experiência governativa na área de gestão do território e terá agora de restruturar o modelo de prevenção e combate a fogos.
Casado com Ana Paula Vitorino, a ministra do Mar no atual Executivo, Cabrita é um histórico socialista que esteve nos governos de Guterres e do Sócrates.
Ministro-Adjunto desde 2015, Eduardo Cabrita tinha até agora neste Governo a tutela das autarquias e coordenava o processo de descentralização de competências, além de ser também da sua responsabilidade o acolhimento e integração dos refugiados em Portugal.
Licenciado em direito, nasceu no Barreiro em 1961. Foi secretário de Estado adjunto quando António Costa exerceu o cargo de ministro da Justiça, no último Governo liderado por António Guterres, tendo depois voltado às funções de governante no primeiro Governo liderado por José Sócrates, como secretário de Estado Adjunto e da Administração Local.
Membro da Comissão Política Nacional do Partido Socialista, o novo ministro da Administração Interna foi deputado do PS na IX, XI e XII legislaturas, entre 2002 e 2005 e entre 2009 e 2015, tendo integrado a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e a Comissão de Defesa Nacional.
No XIII Governo, Eduardo Cabrita desempenhou também o cargo de Alto-comissário da Comissão de Apoio à Reestruturação do Equipamento e da Administração do Território.
* com Lusa
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com