[weglot_switcher]

Rafael Leão e o Sporting: tudo começou no zero, vai em 20 milhões e pode chegar a 45 milhões

Há cinco anos, o avançado rescindia o contrato com o Sporting na sequência dos ataques à Academia de Alcochete. Esta sexta-feira, a SAD recebeu quase 20 milhões de euros por Rafael Leão mas o caso não fica por aqui.
1 Julho 2023, 08h01

A Sporting SAD anunciou esta sexta-feira junto da CMVM ter recebido 19,6 milhões de euros por parte do LOSC Lille relativamente à transferência do avançado português Rafael Leão, que rescindiu com o clube de Alvalade em 2018 e assinou a custo zero com o clube francês.

Os “leões” esclareceram ao regulador que esta “transferência foi efetuada espontaneamente por ação unilateral do clube francês, sem qualquer acordo prévio com a Sporting SAD.

Note-se que o valor de 19,6 milhões de euros diz respeito à quantia de capital referente a 16,5 milhões de euros acrescida de juros e de custas e despesas judiciais. Foi esta a indemnização decidida pelo Tribunal Arbitral do Desporto na sequência da rescisão contratual do futebolista com o clube de Alvalade.

Em janeiro de 2022, o Tribunal da Relação de Lisboa validou o acórdão arbitral de março de 2020 em que o futebolista Rafael Leão foi condenado a pagar ao Sporting 16,5 milhões de euros pela rescisão ilícita do contrato.

No entanto, o caso não fica encerrado com este pagamento. A Sporting SAD anuncia que continua, “nas instâncias competentes, a reclamar do Lille o pagamento de indemnização no montante mínimo de 45,2 milhões de euros, no âmbito da rescisão unilateral do contrato de trabalho de Rafael Leão”.

O avançado de 24 anos renovou recentemente o contrato com o AC Milan até 2028 e tem um valor de mercado de 90 milhões de euros.

Rafael Leão foi um dos jogadores que rescindiu com o Sporting na sequência dos incidentes violentos registados na Academia do clube, em Alcochete, em 15 de maio de 2018. O jogador português abandonou os ‘leões’ e viria depois a assinar pelos franceses do Lille, representando atualmente o clube de Milão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.