A Rauva, a primeira plataforma portuguesa de gestão financeira integrada para pequenas e médias empresas (PMEs), revela que 40% das 1.500 empresas que ajudou a criar desde 2023 até ao momento estão sediadas em Lisboa. Segue-se uma forte presença no Litoral Norte e Centro – incluindo Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria – que, em conjunto, representam mais de um terço (35%).
A região do Algarve, com destaque para Faro, é ainda responsável por mais de 6% do total de empresas.
Segundo a plataforma, estes números confirmam uma procura crescente de soluções digitais por todo o país, com a criação de empresas a expandir-se de Norte a Sul de Portugal continental.
“Após a pandemia, assistimos a um impulso no empreendedorismo em Portugal, com os dois últimos anos a registarem o maior número de empresas criadas na história do país. Entusiasma-nos fazer parte desta revolução, e contribuir para os mais de 100 mil negócios criados desde 2023”, afirma Jon Fath, cofundador CEO da Rauva.
“Além disso, os nossos dados estão alinhados com o panorama nacional de criação de empresas, onde Lisboa, o Norte e o Centro continuam a ser os grandes pólos de empreendedorismo. A nossa missão é simplificar esta jornada e garantir que qualquer pessoa, independentemente da sua localização, tenha acesso a ferramentas intuitivas e eficientes para lançar e gerir o seu negócio”, acrescenta.
“A Rauva tem vindo a transformar a forma como os empreendedores criam e gerem os seus negócios, oferecendo um serviço completo e integrado 100% digital”, refere a fintech que destaca o seu papel na dinamização do ecossistema empresarial em Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com