[weglot_switcher]

Regresso às aulas presenciais. “Hoje é um dia especial”, diz ministro da Educação

“Sabemos que nas nossas escolas tem cumprido um conjunto de regras relacionadas com circuitos como vemos nesta escola relacionadas também com a higienização das mãos, com a higienização dos espaços, com a utilização de máscaras como vimos para cumprir aquilo que queremos”, disse Tiago Brandão Rodrigues.
5 Abril 2021, 13h54

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garantiu, esta segunda-feira, que as escolas são estabelecimentos seguros, principalmente com as novas medidas em vigor: a testagem e vacinação de funcionários docentes e não docentes.

No “dia especial” em que os 2º e 3º ciclo regressam ao ensino presencial, como referiu Tiago Brandão Rodrigues, o ministro da Educação enalteceu os testes e as vacinas como forma de garantir a segurança sanitária nos estabelecimentos de ensino.

“Vemos como os professores e não docentes estão a ser testados um pouco por todo o país”, apontou o governante, acrescentando que nos concelhos onde indecência for de mais de 120 casos por 100 mil habitantes será repetida a testagem no primeiro ciclo e jardim de infância.

Quanto à vacinação, o ministro da Educação recordou que no próximo fim de semana continua o processo de administração das vacinas aos professores. Além das mais recentes medidas, Tiago Brandão Rodrigues salientou as regras de segurança que já existiam.

“Sabemos que nas nossas escolas tem cumprido um conjunto de regras relacionadas com circuitos como vemos nesta escola relacionadas também com a higienização das mãos, com a higienização dos espaços, com a utilização de máscaras como vimos para cumprir aquilo que queremos”, descreveu.

Para o ministro da Educação o regresso dos 2º e 3º ciclo representou “mais um passo no andar por etapas”, mas alertou que “cada uma das etapas tem de ser cumprida plenamente” de forma a que o desconfinamento e o regresso dos restantes ciclos às escolas sejam bem sucedidos e assim as crianças possam pedagogicamente “dar o salto a cada dia”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.