[weglot_switcher]

Reino Unido deverá atingir imunidade de grupo na próxima segunda-feira (com áudio)

As previsões da UCL contrariam os avisos do órgão britânico para a gestão de emergências, que teme um ressurgimento dos casos e das hospitalizações em junho perante o recuo das medidas de contenção.
8 Abril 2021, 11h55

O Reino Unido deverá atingir a imunidade de grupo à Covid-19 na próxima segunda-feira, dia 12 de março, segundo as projeções da University College London (UCL). O país conta já com mais de 31 milhões de pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose da vacina contra a infeção, o que, combinado com pessoas imunizadas por se terem já infetado, deverá levar a este resultado.

Os cientistas e pesquisadores da instituição londrina apontam para os 54% de população imune a 14 de março, como se lê no relatório a que o The Telegraph teve acesso, acrescentando que, desde essa altura, mais 7,1 milhões de pessoas foram inoculadas e 100 mil foram diagnosticadas com a doença, desenvolvendo, portanto, imunidade após a recuperação.

Estas previsões constituem uma visão mais otimista sobre a pandemia no território britânico, depois do alerta do Grupo de Aconselhamento Científico para Emergências (SAGE) já esta semana para a possibilidade de uma nova onda de hospitalizações no Verão, começando já em junho.

A data apontada para a imunidade de grupo coincide com mais um passo na reabertura da economia britânica, uma das mais afetadas em 2020 pela crise pandémica. Na próxima segunda-feira serão aliviadas parte das restrições impostas ao sector do lazer e hospitalidade, o que inclui restaurantes, bares e cafés.

O secretário da Saúde do Governo de Boris Johnson já reagiu ao estudo da UCL, desviando o foco desta possibilidade para a necessidade de se manterem comportamentos de precaução face ao coronavírus.

“Prefiro olhar para os números. Delineamos o plano, que é bastante claro. É esse o nosso caminho de volta à liberdade. Estamos no caminho certo para cumprir o plano e é esse o nosso objetivo”, afirmou Matt Hancock à rádio LBC.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.