[weglot_switcher]

REN capta 300 milhões de euros em dívida verde a 3,473%

No âmbito da sua política normal de financiamento, a REN garantiu 300 milhões de euros no mercado de Euro Bonds com um prazo de vencimento de oito anos.
10 Fevereiro 2026, 20h08

A REN – Redes Energéticas Nacionais anunciou hoje a conclusão de uma emissão de obrigações “verdes”. No âmbito da sua política normal de financiamento, a REN garantiu 300 milhões de euros no mercado de Euro Bonds com um prazo de vencimento de oito anos.

A operação, realizada através da sua participada REN Finance B.V., registou uma forte adesão dos investidores, com a procura a exceder em cinco vezes a oferta disponível.

A empresa liderada por Rodrigo Costa destaca o sucesso da operação, marcado por uma procura que atingiu cerca de 1,5 mil milhões de euros, surge num momento de solidez financeira para a empresa, que viu recentemente o seu rating de longo prazo ser revisto em alta pela S&P Global Ratings para “BBB+”.

Os títulos foram emitidos com uma taxa de juro fixa de 3,473% ao ano, o que corresponde à taxa mid swap a 8 anos acrescida de um diferencial (spread) de 78 pontos base.

Esta emissão destaca-se por ser realizada ao abrigo do recém-atualizado Integrated Sustainable Financing Framework da REN e da sua European Green Bond Factsheet. Estes mecanismos garantem que o capital angariado seja canalizado para projetos que apoiem diretamente a transição climática e a descarbonização das redes energéticas nacionais.

Segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta operação reflete o compromisso do grupo em alinhar a sua estratégia financeira com as metas de sustentabilidade, nomeadamente o objetivo de atingir a neutralidade carbónica (âmbitos 1 e 2) até 2040.

A emissão foi coordenada por um sindicato bancário que incluiu instituições como o JP Morgan (agente de estruturação de sustentabilidade), Bank of China, BBVA, BNP Paribas, CaixaBI, Mediobanca e Millennium BCP.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.