[weglot_switcher]

Rendas a partir de 325 euros. IHRU lança primeiro sorteio de 106 casas

Candidaturas estão abertas durante todo o mês de outubro. Os contratos deste programa do IHRU tem a duração de cinco anos e são renováveis por períodos iguais.
6 Outubro 2023, 09h30

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) lança esta sexta-feira, 6 de outubro, o primeiro concurso do programa Arrendar para Subarrendar, onde existem, num primeiro passo, 106 habitações em 18 concelhos com rendas acessíveis a partir dos 325 euros mensais.

O concurso fica disponível no Portal da Habitação pelas 17h00 e as inscrições vão decorrer até ao fim do presente mês.

O IHRU lembra que os arrendamentos vão até aos 875 euros, um valor “bastante abaixo da mediana do mercado” imobiliário atual.

“As habitações serão sorteadas de entre as pessoas e agregados familiares que apresentem candidatura até 31 de outubro de 2023. Os contratos têm a duração de cinco anos, renováveis por períodos iguais”, aponta o Ministério da Habitação em comunicado.

“São elegíveis”, conta a tutela de Marina Gonçalves, “as pessoas ou famílias com rendimentos anuais até ao 6.º escalão do IRS, sendo dada prioridade aos agregados com idade até aos 35 anos, famílias monoparentais ou famílias com quebras de rendimento superiores a 20% face aos rendimentos dos três meses precedentes ou do período homólogo do ano anterior”.

Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Marinha Grande, Sintra, Torres Vedras, Odivelas, Gondomar, Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos são apenas alguns concelhos que ficarão casas disponíveis para o concurso. Estão ainda disponíveis casas de tipologia T0 a T5.

O programa Arrendar para Subarrendar, em que o Estado (através do IHRU) arrenda os imóveis para depois os subarrendar a famílias com uma taxa de esforço inferior a 35%, está inscrito no pacote governamental Mais Habitação.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.