[weglot_switcher]

República Checa coloca Portugal a ‘vermelho’ no mapa europeu do coronavírus

No mapa que determina as regras de regresso à República Checa, proveniente de outros países europeus, apenas Portugal e Suécia são apresentados a vermelho, o que indica a necessidade de se fazer acompanhar de um teste negativo à Covid-19 para entrar no país.
14 Junho 2020, 18h06

A República Checa foi o primeiro país europeu a levantar medidas e num ‘tweet’ publicado a 12 de junho, Adam Vojtěch, ministro da Saúde da República Checa, colocou Portugal a ‘vermelho’ na restrita lista de países cujos cidadãos terão de apresentar um teste negativo para entrar no país.

No mapa que determina as regras de regresso à República Checa, proveniente de outros países europeus, apenas Portugal, Suécia e uma região da Polónia (Silesia) são apresentados a vermelho, o que indica a necessidade de se fazer acompanhar de um teste negativo à Covid-19 para entrar no país.

“A Europa ficou verde. Atualizámos o documento que determina as regras para o regresso à República Checa. Na maioria dos países, o risco de infeção é baixo. Só os provenientes de Portugal, Suécia e Silésia terão que apresentar um teste negativo à chegada ao nosso país”, pode ler-se no tweet.

A República Checa, que tem 10,7 milhões de habitantes, foi o primeiro país a levantar as medidas de confinamento mas também foi o primeiro a reagir à pandemia quando fechou as fronteiras aos viajantes provenientes da China, logo em janeiro deste ano. A República Checa decretou o estado de emergência no início de março, antes de ter sido detetado qualquer óbito e decretou o uso obrigatório de máscara em locais públicos, obrigação que irá estar em vigor até ao final deste mês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.