A República Checa foi o primeiro país europeu a levantar medidas e num ‘tweet’ publicado a 12 de junho, Adam Vojtěch, ministro da Saúde da República Checa, colocou Portugal a ‘vermelho’ na restrita lista de países cujos cidadãos terão de apresentar um teste negativo para entrar no país.
No mapa que determina as regras de regresso à República Checa, proveniente de outros países europeus, apenas Portugal, Suécia e uma região da Polónia (Silesia) são apresentados a vermelho, o que indica a necessidade de se fazer acompanhar de um teste negativo à Covid-19 para entrar no país.
Evropa se zazelenala. Aktualizovali jsme tzv. semafor, který určuje pravidla pro návrat do ČR. Ve většině zemí je nízké riziko nákazy. Češi se od 15.6. budou muset prokázat negativním testem jen při příjezdu z Portugalska, Švédska a Slezského vojvodství. https://t.co/7kpP4MqSMs pic.twitter.com/7hUHbi3bNF
— Adam Vojtěch (@adamvojtechano) June 12, 2020
“A Europa ficou verde. Atualizámos o documento que determina as regras para o regresso à República Checa. Na maioria dos países, o risco de infeção é baixo. Só os provenientes de Portugal, Suécia e Silésia terão que apresentar um teste negativo à chegada ao nosso país”, pode ler-se no tweet.
A República Checa, que tem 10,7 milhões de habitantes, foi o primeiro país a levantar as medidas de confinamento mas também foi o primeiro a reagir à pandemia quando fechou as fronteiras aos viajantes provenientes da China, logo em janeiro deste ano. A República Checa decretou o estado de emergência no início de março, antes de ter sido detetado qualquer óbito e decretou o uso obrigatório de máscara em locais públicos, obrigação que irá estar em vigor até ao final deste mês.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com