[weglot_switcher]

Reservas na restauração atingem números pré-pandemia

Os clientes preferem reservar uma mesa via dispositivo móvel e, a nível nacional, 79% das reservas online são agora feitas através de um telemóvel. Analisando o consumo no sector, perto de metade dos clientes portugueses opta por um investimento moderado quando se deslocam aos restaurantes, com um gasto médio de cerca de 22 euros por pessoa.
21 Setembro 2021, 15h04

O número de reservas na restauração aumentou 36% no mês de julho face ao período homólogo, revelam os dados recolhidos pelo TheFork. Este crescimento permitiu que a indústria atingisse níveis semelhantes aos do período pré-pandemia.

O verão de 2021 foi marcado por uma recuperação na restauração em Portugal, com os portugueses a apostarem ainda no território nacional como o local de férias ideal durante a pandemia. Foi este ano que se notou um crescimento na economia, já com mais de metade dos portugueses vacinados contra a Covid-19.

O aumento foi sentido por toda a Europa, com a restauração a verificar um crescimento global no número de reservas de 29% face a julho de 2020 e de 22% face a agosto de 2020. Este aumento nota a aposta dos clientes em restaurantes digitais e no serviço online de reservas.

Os clientes preferem reservar uma mesa via dispositivo móvel e, a nível nacional, 79% das reservas online são agora feitas através de um telemóvel. Analisando o consumo no sector, perto de metade dos clientes portugueses opta por um investimento moderado quando se deslocam aos restaurantes, com um gasto médio de cerca de 22 euros por pessoa. A outra grande alteração decorrente da pandemia tem sido a antecedência com que os clientes fazem as suas reservas, mais concretamente cinco horas antes, mais duas horas em relação à média que tinha sido registada no verão de 2019.

O jantar continua a ser a refeição preferida para ir a um restaurante, sendo esta a opção escolhida por 58% dos utilizadores presentes no TheFork. Ainda assim, o sábado – que sempre foi o dia de eleição para efetuar uma refeição fora – a nível de reservas foi ultrapassado em 20% por sexta-feira, com o último dia da semana de trabalho a tornar-se o preferido.

“Este verão marcou uma viragem na indústria da restauração que, depois de um período difícil, finalmente conseguiu voltar a taxas de reservas próximas das de 2019, e até mesmo superá-las em alguns mercados. Os clientes continuaram a ir a restaurantes, mesmo num contexto de instabilidade”, destaca Sérgio Sequeira, CEO da região Iberia & Latam do TheFork.

“No TheFork iremos continuar fiéis à nossa missão de apoiar os restaurantes nesta importante fase de digitalização da sua atividade, e contribuir para o seu crescimento. Estaremos com os restaurantes na sua adaptação – o mais eficaz possível – a esta situação e encontramo-nos a implementar inúmeras iniciativas para trazer mais pessoas de volta aos restaurantes. Com um marcado foco na concretização de projetos inovadores, e a unir esforços em direção a uma tendência positiva nesta área, reforçamos a nossa ambição de continuarmos a ser a maior comunidade gastronómica do mundo”, explica Sérgio Sequeira em comunicado.

Segundo os dados recolhidos pela plataforma, Portugal (44%), Espanha (18%) e Itália (17%) encontram-se nos mercados europeus com maior quota de reservas internacionais. Apesar do nível de procura internacional não ter atingido o mesmo de 2019, o número de reservas continua a aumentar, verificando-se que os clientes locais deram um grande contributo para compensar a perda de procura internacional.

Ainda assim, o TheFork nota que o aumento do nível de reservas “também se deve ao ressurgimento do turismo, tanto local quanto internacional, uma vez que a introdução do certificado digital Covid na União Europeia a 1 de julho permitiu um maior volume de turismo, levando a um impacto direto na indústria hoteleira”.

O Funchal registou uma taxa de crescimento de reservas online de 182%, seguindo-se Faro com um crescimento de 27%, Lisboa com 18% e Porto com 6%, quando comparados com as reservas de julho de 2020.

Entre os 20 restaurantes mais reservados durante os meses de julho e agosto em Portugal, encontram-se o Seen, Contrabando Restaurante e Bar, Yakuza by Olivier, Pap’Açorda, Al Garage e Café no Chiado em Lisboa, Baía do Peixe em Cascais, Ordo BH Concept em Leça do Balio, Espaço Funchal e Il Vivaldi – Mediterranean Cuisine no Funchal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.