Resistentes ao odor e impermeáveis. Estes são os primeiros ténis feitos de grãos de café

Dois jovens de Helsínquia criaram o primeiro par de ténis feito com grãos de café e à prova de água. Além de amigos do ambiente, as sapatilhas são ainda resistentes ao odor devido às propriedades do café.

Sabe-se que o café ajuda algumas pessoas a manter o ritmo. No entanto, há quem leve esse efeito para um outro patamar, como Son Chu e Jesse Tran. Estes jovens empreendedores finlandeses decidiram criar ténis a partir de grãos de café e criaram a sua marca Rens Original.

Ainda que poucos países dominem a produção do café, o produto é consumido em todos os lugares do planeta, sendo que perto de dois mil milhões de chávenas são consumidas por dia. Aqui coloca-se o desafio do desperdício alimentar, uma vez que a maior parte dos grãos acabam em aterros.

Os dois jovens de Helsínquia, capital finlandesa, criaram o primeiro par de ténis feito com grãos de café e à prova de água. Além de amigos do ambiente, as sapatilhas são ainda resistentes ao odor devido às propriedades do café.

Além dos grãos de café já utilizados, e da melhor parte ter sido consumida, cada par de Rens é produzido a partir de 300 gramas de café reciclado e o equivalente a seis garrafas de plástico.

No entanto, ainda não é possível comprar estes ténis. A Rens Original ainda está em fase de angariação de dinheiro, apesar de já ter alguns pares produzidos. A marca lançou no site Kickstarter a angariação de fundos para conseguir produzir o seu projeto. Com um objetivo de 19 mil dólares (17 mil euros), a dupla empreendedora ultrapassou em larga medida o valor pedido.

Até ao final da semana passada, Son Chu e Jesse Tran conseguiram angariar 471.861 dólares (420.745 euros), tendo do seu lado 4.312 apoiantes que doaram dinheiro para o projeto. Na última interação da marca na plataforma de angariação de fundos, a Rens Original garantia que tinha o apoio de mais de 57 países.

A cinco dias de encerrar a angariação de fundos, a entrega dos ténis só está prevista para o mês de novembro, indica a página do Kickstarter. Para já, estão disponíveis nove pares com cores diferentes para venda. Quem contribuir para a angariação da empresa, com um valor superior a 89 dólares (79 euros) recebe em troca um par de ténis com entrega gratuita.

Estes ténis originais da Finlândia prometem também trazer uma boa dose de sustentabilidade à indústria da moda. Com vendas de 1,15 mil milhões de euros, a indústria da moda é também uma das mais poluidoras e responsável por 20% de todo o gasto mundial de água.

Ler mais
Recomendadas

PremiumRangel Pharma vai investir mais 12 milhões de euros

Após dez anos de atividade na logística farmacêutica, Nuno Rangel, CEO do Grupo Rangel, revela um plano de investimentos a cinco anos para quase duplicar a área de armazenagem e criar mais 130 empregos em Portugal.

PremiumCEO da Unicre: “Depois do Porto, estamos em conversas para pagamento ‘contactless’ nos transportes em Lisboa”

Pioneira nos cartões de crédito em Portugal, a Unicre lança um ‘rebranding’ para salientar a base digital, atrair clientes jovens e abrir portas a mercados internacionais, revela o presidente da empresa, João Baptista Leite.

PremiumTesla tem bateria de sobra para dar mais energia às ações

Em 2020, os títulos da Tesla já valorizaram mais 36%. Ao Jornal Económico, o banco de investimento Jefferies explica que a elétrica de Elon Musk tem muito mais para dar para além dos carros.
Comentários