[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: Não pode ir às urnas a 6 de outubro? Saiba como votar antecipadamente

As eleições legislativas estão marcadas para 6 de outubro, mas caso não possa exercer o seu direito nesse domingo, pode votar antecipadamente. 
17 Setembro 2019, 07h36

Em que casos é que é possível votar antecipadamente?

Todos os eleitores recenseados em território nacional podem exercer o seu direito de voto antecipado em regime de mobilidade, assim como eleitores doentes internados, eleitores presos não privados de direitos políticos e eleitores deslocados no estrangeiro.

Como é que posso votar em regime de mobilidade?

Para votar antecipadamente deverá fazer um requerimento através da internet entre os dias 22 e 26 de setembro, na plataforma da Secretaria Geral do Ministério da Administrações Interna (MAI).

Onde é que poderei votar?

Segundo o MAI, foi alargada a possibilidade de voto em mobilidade, “permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado escolhida pelo eleitor”.

Assim, o eleitor poderá escolher uma mesa de voto antecipado em cada sede de distrito e em cada uma das ilhas das Regiões Autónomas.

“Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar essa intenção na presente plataforma, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre o décimo quarto e o décimo dias anteriores ao da eleição”, esclarece ainda o MAI.

Qual é a data limite de prazo de inscrição para doentes internados?

Os doentes internados em estabelecimentos hospitalares podem efetuar o seu requerimento na plataforma até 16 de setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.