Respostas Rápidas: Não pode ir às urnas a 6 de outubro? Saiba como votar antecipadamente

As eleições legislativas estão marcadas para 6 de outubro, mas caso não possa exercer o seu direito nesse domingo, pode votar antecipadamente.

Em que casos é que é possível votar antecipadamente?

Todos os eleitores recenseados em território nacional podem exercer o seu direito de voto antecipado em regime de mobilidade, assim como eleitores doentes internados, eleitores presos não privados de direitos políticos e eleitores deslocados no estrangeiro.

Como é que posso votar em regime de mobilidade?

Para votar antecipadamente deverá fazer um requerimento através da internet entre os dias 22 e 26 de setembro, na plataforma da Secretaria Geral do Ministério da Administrações Interna (MAI).

Onde é que poderei votar?

Segundo o MAI, foi alargada a possibilidade de voto em mobilidade, “permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado escolhida pelo eleitor”.

Assim, o eleitor poderá escolher uma mesa de voto antecipado em cada sede de distrito e em cada uma das ilhas das Regiões Autónomas.

“Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar essa intenção na presente plataforma, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre o décimo quarto e o décimo dias anteriores ao da eleição”, esclarece ainda o MAI.

Qual é a data limite de prazo de inscrição para doentes internados?

Os doentes internados em estabelecimentos hospitalares podem efetuar o seu requerimento na plataforma até 16 de setembro.

Ler mais
Recomendadas

O que devem todos os cidadãos saber antes de decidir emigrar?

A DECO tem conhecimento de consumidores que arriscaram partir, em busca de soluções melhores para a sua vida, e encontraram armadilhas e um mundo de preocupações. As ofertas de trabalho no estrangeiro são comuns e parecem ser sempre aliciantes.

“Nem tudo são rosas”. Qual o impacto negativo de uma quebra nas taxas de juro?

Os bancos têm várias formas de captar o seu rendimento e se não conseguem fazê-lo ao nível dos créditos, vão aumentar comissões. “Nem tudo são rosas”, alerta João Morais Barbosa, administrador do Grupo Reorganiza.

Época de vacinação contra gripe começa hoje

Há dois milhões de vacinas disponíveis, 1,4 milhões para serem dadas gratuitamente a grupos de risco no SNS e cerca de 600 mil para venda em farmácias.
Comentários