[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: o que fez Elon Musk voltar atrás na decisão de tirar a Tesla da bolsa?

O co-fundador e CEO da Tesla, Elon Musk, tinha anunciado há algumas semanas a intenção de retirar a empresa da bolsa. No entanto, na passada sexta-feira recuou na decisão. Saiba quais as razões.
27 Agosto 2018, 12h39

O que levou Elon Musk a avançar a possibilidade de retirar a Tesla da bolsa?

A intenção de Elon Musk foi tornada pública na rede social Twitter, no início de agosto: “Estou a ponderar tirar a Tesla de bolsa nos 420 dólares. Financiamento assegurado”. Elon Musk justificou a decisão com a necessidade de evitar “distrações” que a volatibilidade da empresa no mercado bolsista poderiam levantar e tomar as melhores decisões de longo prazo sem pressão de investidores.

O anúncio foi feito minutos depois do presidente executivo da Tesla ter anunciado que o Fundo Soberano da Arábia Saudita terá adquirido uma posição no valor de dois mil milhões de dólares na empresa, o que corresponde a cerca de 5% da empresa.

Porque é que Elon Musk recuar na decisão poucas semanas depois do anúncio?

A hipótese levantada por Elon Musk levou o mercado a reagir em alta, com as ações a subirem cerca de 7% nas horas que se seguiram ao anúncio e as negociações a serem suspensas devido ao elevado volume de transações. Mas a euforia provocada pela escalada do preço das ações não foi suficiente para convencer os atuais acionistas da empresa de automóveis elétricos.

Num comunicado divulgado na passada sexta-feira, Elon Musk informou ter cancelado o plano de retirar a Tesla do mercado de capitais, com a intenção de focar-se na produção e no aumento de lucros do Modelo 3. “Apesar de a maioria dos investidores com quem falei afirmar que ficariam com a Tesla se deixássemos a bolsa, o sentimento geral, de forma resumida, foi ‘por favor não faças isto'”, explicou.

O que era preciso para retirar a Tesla da bolsa?

A somar à pouca abertura dos investidores da Tesla, estiveram as dificuldades de tirar a empresa da bolsa. Isto porque a Tesla tem capital disperso que teria de ser comprado através de uma hipotética Oferta Pública de Aquisição (OPA). Tendo em conta que as ações da Tesla estavam a negociar muito abaixo do valor apontado por Elon Musk, o mercado reagiu em alta ao anúncio, com as ações a subir cerca de 7% para 383 dólares.

Como reagiu o mercado ao recuo de Elon Musk?

As ações da Tesla na Alemanha abriram em queda, após Elon Musk ter dado por encerrada a possibilidade de vir a retirar a Tesla da bolsa. Os títulos da empresa estiveram a cair 5,27% para 262,85 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.