Os presidentes da Iniciativa Liberal (IL) e do PSD, João Cotrim Figueiredo e Rui Rio, levaram a rivalidade na oposição de centro-direita para as redes sociais ao final desta quarta-feira, depois de o deputado único da IL ter escrito no Twitter que, no entender do seu partido, “ao contrário de Rui Rio, criticar o Governo não é falta de patriotismo”. Horas mais tarde, o líder social-democrata respondeu à mensagem na rede social, garantindo que “o Rui Rio não disse nada disso”.
Em causa está a carta enviada pelo presidente do PSD aos militantes sociais-democratas na qual Rui Rio escreveu que fazer críticas à forma como o Governo de António Costa está a responder à pandemia de Covid-19 “não é, neste momento, uma postura eticamente correta” e “não é, acima de tudo, uma posição patriótica”. “O que as pessoas querem (e bem!) é eliminar o vírus o mais depressa possível, dispensando uma instabilidade política que só dificulta o que já, de si, não é fácil de resolver”, acrescentou o líder social-democrata, apontando o seu exemplo de colaboração com o primeiro-ministro e com o Presidente da República.
Depois de ter feito críticas ao “unanimismo artificial” em torno da atuação do Governo em declarações à saída da sessão de apresentação da “Situação Epidemiológica de Covid-19 em Portugal”, João Cotrim Figueiredo reforçou as críticas a Rui Rio, escrevendo no Twitter que “união em torno de um problema não implica subserviência” e que “apontar problemas e debater respostas alternativas, como temos feito, é o melhor para o combate à pandemia e para o retorno à vida normal”.
“O unanimismo artifical e a falta de escrutínio são o pior que poderíamos ter agora. Apelo a todos para que exerçam o vosso sentido crítico e, nas vossas áreas de especialidade, ajudem dentro das vossas possibilidades . Apelo à vossa iniciativa. A democracia não está suspensa”, escreveu ainda o presidente da Iniciativa Liberal.
O Rui Rio não disse nada disso.
— Rui Rio (@RuiRioPT) April 15, 2020
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com