[weglot_switcher]

“Sabemos muito bem que vamos crescer quase menos um ponto percentual” em 2021, critica CDS

“Há cerca de um ano entrava aqui um Orçamento do Estado que previa um crescimento de 5,4% para este ano”, recordou Cecília Meireles. A deputada centrista referiu esta quinta-feira, no parlamento, que Portugal está “abaixo da média da UE na recuperação”.
Cristina Bernardo
7 Outubro 2021, 15h40

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles sublinhou, esta quinta-feira, que o crescimento da economia nacional ficou aquém daquilo que tinha sido prometido há um ano, durante a reunião plenária com a presença do primeiro-ministro.

“Há cerca de um ano entrava aqui um Orçamento do Estado que previa um crescimento de 5,4% para este ano. Pois bem, contas feitas sabemos muito bem que vamos crescer quase menos um ponto percentual e que isso se deve ao facto de Portugal ter tido a pior descida de PIB do primeiro trimestre”, destacou Cecília Meireles na abertura do debate com o Governo.

A centrista recorda que “2020 também foi pior do que tínhamos imaginado porque o INE veio dizer que na realidade o país tinha crescido menos um ponto do que aquilo que o INE havia reportado”. “Estamos perante cerca de dois mil milhões de euros de crescimento económico face ao inicialmente previsto”, completou.

A deputada do CDS apontou que Portugal está “abaixo da média da União Europeia no que toca à recuperação”. “Como sabe, mais de oito países da União Europeia já têm o seu PIB mais ou menos no estado em que tinham antes da pandemia, Portugal só deve lá chegar a meados do ano que vem”, acrescentou.

Cecília Meireles também se quis certificar de que o Governo não iria “obstaculizar” uma medida viabilizada na semana passada no Parlamento. “Na semana passada aprovamos aqui pela mão do CDS uma medida que o seu governo prometeu em 2016 e nunca cumpriu que é conta corrente do Estado e contribuintes”, lembrou a centrista, que receia que o Executivo de Costa faça com que a medida não avance.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.