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Saiba como deve proteger os seus dados bancários de fraudes

Todos devemos proteger os nossos dados, sobretudo se frequentemente utilizado a banca digital ou homebanking.
26 Dezembro 2019, 07h45

Estamos a falar de burlas e fraudes que podem causar graves prejuízos ao consumidor.

O phishing é um método usado para conseguir dados confidenciais, como o nome de utilizador (username), palavra-chave do cartão bancário (password) e outros elementos pessoais do consumidor. Estes dados serão, posteriormente vendidos a terceiros ou utilizados para movimentar as contas bancárias dos consumidores burlados ou para até mesmo para abrir novas contas bancárias. Muitas vezes, o utilizador recebe um e-mail de alguém que se faz passar pelo banco.

A DECO tem relatos de consumidores que perderam milhares de euros após entrarem em links falsos e de ter facilitado a entrada nas suas contas bancárias.

O pharming, também uma fraude, utiliza uma técnica mais complexa. O objetivo é fazer o endereço de um site remeter para um servidor diferente do pretendido. Ao parecer uma página fidedigna, quando é solicitado, o utilizador fornece os seus dados pessoais (login, números de conta e senhas de acesso, por exemplo) que depois são utilizados para transferências fraudulentas.

Como proteger a conta

Todos devemos proteger os nossos dados, sobretudo se frequentemente utilizado a banca digital ou homebanking:

  • Altere com frequência a palavra-chave;
  • Atualize regularmente o antivírus do computador. Não há defesas 100% eficazes para software maligno, mas correr regularmente o antivírus e o anti-spyware e ter uma firewall ativada impedem algumas ameaças;
  • Não aceda ao site do banco através de links enviados em e-mails, como newsletters. Evite também fazê-lo a partir dos Favoritos, do Histórico ou de resultados apresentados em motores de busca. O ideal é digitar sempre o endereço na barra do browser;
  • Não abra anexos de mensagens não solicitadas, mesmo que pareçam enviadas por conhecidos;
  • Não envie o seu nome de utilizador, código de acesso ou cartão-matriz por e-mail;
  • Desconfie de mensagens com endereços estranhos ou português incorreto;
  • Nunca insira dados pessoais em páginas que não garantam uma ligação segura, isto é, que não comecem por “https://”;
  • Termine sempre a sessão quando aceder ao website do seu banco;
  • Consulte periodicamente a sua conta bancária;
  • Consulte a lista de instituições autorizadas a prestar serviços bancários no site do Banco de Portugal.

Informe-se dos seus direitos.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

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