[weglot_switcher]

Saiba como funciona o crédito para a construção de uma habitação

No crédito para construção a garantia é o próprio terreno e tudo o que nele seja construído, o que resulta num processo de aprovação de crédito mais moroso e exigente, porque o montante máximo disponibilizado vai ter por base a avaliação do projeto de arquitetura.
16 Julho 2021, 16h30

Atualmente, perante as dificuldades económicas que a pandemia da doença Covid-19 veio agravar, muitas famílias não ponderam construir casa própria, embora mantenham o desejo de ter a casa dos seus sonhos e apesar dos preços exorbitantes praticados pelo mercado imobiliário. Mesmo assim alguns consumidores ainda arriscam as suas poupanças e aderem ao crédito para a construção. Trata-se de uma modalidade bancária que dá a oportunidade de escolher com maior liberdade a casa, quer quanto à localização, quer quanto à dimensão do que se pretende construir (e gastar), e até quanto aos acabamentos desejados.

O crédito para construção é na essência um crédito de habitação, mas com caraterísticas diferentes do tradicional e que, depois de aprovado, é disponibilizado por tranches, entre três e seis, à medida que a obra for avançando. Durante este processo o perito vai fazendo vistorias à obra, para que o banco possa ir libertando as parcelas do seu financiamento.

Saiba ainda que vai poder beneficiar de um período de carência de capital cujo prazo máximo pode variar entre os 24 e os 36 meses pois, durante este período, vai só pagar os juros, o que permite algum alívio financeiro.

Atenção que no crédito para construção a garantia é o próprio terreno e tudo o que nele seja construído, o que resulta num processo de aprovação de crédito mais moroso e exigente, porque o montante máximo disponibilizado vai ter por base a avaliação do projeto de arquitetura.

Para além de ser avaliado o seu perfil de cliente, será também avaliado o terreno e o projeto da casa, caso exista. Salientamos que um dos requisitos para conseguir a aprovação de um crédito para construção é a viabilidade do terreno para construção de imóvel. Embora seja possível solicitar um crédito para construção sem projeto, é sempre aconselhável tratar primeiro da aprovação de construção do terreno, junto da Câmara Municipal em causa.

Não se esqueça que antes de solicitar um crédito, deve analisar as suas finanças, bem como a sua taxa de esforço e garantir que não vai ficar sobreendividado.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.