[weglot_switcher]

Sam Altman, ex-CEO da OpenAI, vai para a Microsoft

O antigo ‘chairman’ da empresa que criou o ChatGPT, Greg Brockman, também fará parte da tecnológica norte-americana, revelou Satya Nadella esta segunda-feira.
20 Novembro 2023, 12h59

O cofundador e ex-CEO da OpenAI, que foi despedido na sexta-feira, vai para um novo departamento de investigação avançada em Inteligência Artificial (IA) da Microsoft. A tecnológica do Word, PowerPoint e Excel contratou Sam Altman após a saída de rompante da empresa que criou o ChatGPT, confirmou esta segunda-feira o chairman e CEO da Microsoft.

“Continuamos comprometidos com a nossa parceria com a OpenAI e temos confiança no nosso roadmap de produtos, na nossa capacidade de continuar a inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite e em continuar a apoiar os nossos clientes e parceiros”, começou por escrever Satya Nadella, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

“Estamos ansiosos para conhecer Emmett Shear e a nova equipa de liderança da OpenAI e em trabalhar com eles. E estamos extremamente entusiasmados por partilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, juntar-se-ão à Microsoft para liderar uma nova equipa de investigação avançada de IA”, revelou.

Sam Altman entra na Microsoft com Greg Brockman, ex-presidente do conselho de administração da OpenAI. “Esperamos agir rapidamente para lhes fornecer os recursos necessários para o seu sucesso”, referiu também Satya Nadella no mesmo tweet.

“A saída do senhor Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho de administração, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o board, prejudicando a capacidade de exercer as suas responsabilidades. O conselho de administração já não confia na sua capacidade de continuar a liderar a OpenAI”, explicaram os administradores da OpenAI aquando da decisão de demitir Sam Altman.

Depois da saída Sam Altman, a startup de IA tinha escolhido Mira Murati, Chief Technology Officer, para CEO interino, posição que este ocupou durante o fim de semana, mas o nome de Emmett Shear, cofundador e ex-CEO do Twitch, acabou por se sobrepor.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.