[weglot_switcher]

Saúde, habitação, professores e novo aeroporto na pasta de transição que Costa entregou a Marcelo

O documento resume os oito anos de governação socialista em 24 áreas-chave, como a Saúde, Habitação, ferrovia, energia, educação, fundos europeus e administração e serviços públicos, listando alguns dos “projetos mais relevantes que estão em desenvolvimento nas várias áreas governativas”.
25 Março 2024, 14h55

António Costa entregou a Marcelo Rebelo de Sousa, durante última reunião de Conselho de Ministros, um documento de 50 páginas com a pasta de transição do governo, que será partilhada com Luís Montenegro, que toma posse como primeiro-ministro a 2 de abril.

O documento resume os oito anos de governação socialista em 24 áreas-chave, como a saúde, habitação, professores, ferrovia, energia, educação, fundos europeus, e administração e serviços públicos, listando alguns dos “projetos mais relevantes que estão em desenvolvimento nas várias áreas governativas”.

O governo faz um ponto de situação sobre os fundos europeus – no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, mas não só –, revelando que foram lançados 328 avisos no âmbito do Portugal 2023, que disponibilizam mais de cinco mil milhões de euros de apoios comunitários.

Quanto ao novo aeroporto, o governo sublinha que a decisão sobre a localização “pode finalmente ser tomada pelo governo em funções, a qualquer instante e com base na melhor informação técnica disponível”. Recorde-se que o PSD constituiu um grupo de trabalho interno para analisar a localização do novo aeroporto de Lisboa, depois de ter acordado o governo de António Costa a criação da Comissão Técnica Independente para realizar a avaliação ambiental estratégica.

Marcelo Rebelo de Sousa presidiu a este Conselho de Ministros a convite de António Costa. A reunião realizou-se no novo edifício do governo, nas antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos, junto ao Campo Pequeno.

Durante a tarde haverá reunião da conferência de líderes, na Assembleia da República, o que permitirá que os 230 deputados eleitos tomem posse no parlamento já esta terça-feira, dia 26. Na quinta-feira, dia 28, Luís Montenegro apresenta a Marcelo Rebelo de Sousa a equipa de governo, que tomará posse no dia 2 de abril.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.