A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) lançou em setembro do ano passado o concurso público internacional para a atribuição de licenças de assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, que terão a duração de sete anos.
Segundo a edição do Jornal Económico desta sexta-feira há seis empresas que se apresentaram à “fase de apresentação das candidaturas e da qualificação dos candidatos”. A candidatas são a Acciona, Clece, Aviator, Swissport, Aviapartner e a Menzies Portugal (ex-Groundforce).
A decisão da ANAC sobre a fase de qualificação deveria ter sido proferida no início de janeiro, mas ainda não há decisões da ANAC sobre quem passa à fase final do concurso, sabe o JE. No entanto, segundo fontes conhecedoras do processo, tudo aponta que seja a Menzies (ex-Groundforce) a passar à fase seguinte. A mesma fonte diz ao JE que “os critérios previstos no caderno de encargos são tão restritos que só a empresa incumbente (Menzies Portugal) tem condições de passar à fase de apresentação e análise de propostas. Ora um concurso com um só candidato possível, não é um concurso”.
As atuais licenças no Humberto Delgado, Francisco Sá Carneiro e Gago Coutinho para as categorias de assistência a bagagem, a carga e correio e a operações em pista foram estendidas até 19 de abril de 2025, mas o concurso terá de estar concluído antes dessa data.
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