[weglot_switcher]

Semapa vendeu a cimenteira Secil por 1,4 mil milhões

A gigante espanhola de materiais de construção Molins (antiga Cementos Molins) adquiriu a empresa portuguesa Secil à holding Semapa por 1,4 mil milhões de euros.
19 Dezembro 2025, 08h08

A Semapa – Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, revelou ao mercado que assinou esta sexta-feira um acordo vinculativo relativo à venda da totalidade do capital social que detém na Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento à espanhola Cementos Molins.

O valor da transação acordado representa um Enterprise Value de 1,4 mil milhões de euros.

O fecho desta operação está previsto ocorrer no primeiro trimestre de 2026, estando sujeito
às condições habituais.

A histórica Secil é assim vendida à gigante espanhola de materiais de construção Molins (antiga Cementos Molins) por 1,4 mil milhões de euros.

Em comunicado a Semapa explica que a venda da Secil insere-se na estratégia de gestão ativa do seu portefólio que “visa a diversificação industrial e a criação de valor sustentável a longo prazo”.

O encaixe da operação permitirá à Semapa acelerar a execução da sua estratégia, “investindo em novas avenidas de crescimento e consolidando a sua posição como plataforma de investimento industrial diversificada”, sublinha a holding da família Queiroz Pereira.

Segundo Ricardo Pires, CEO da Semapa, “a Secil faz parte da génese da Semapa e terá sempre um lugar especial na nossa história”.

“Quero expressar o meu reconhecimento à equipa da Secil pelo percurso notável de transformação, crescimento e criação de valor nos últimos anos”, acrescenta.

O CEO diz que esta operação “representa um movimento estratégico para o Grupo, permitindo fortalecer a nossa capacidade de investimento, dentro da estratégia delineada de diversificação do portefólio”.

“É com satisfação que vemos a Secil integrar um grupo cimenteiro relevante, com presença global, e também detido por uma família com uma visão de longo prazo, o que garante o desenvolvimento futuro da empresa”, conclui.

Já Marcos Cela, CEO da Molins, sublinha que o acordo é um marco importante na estratégia da Molins. “A Secil traz uma presença internacional sólida e uma cultura forte, enraizada na sua herança industrial familiar, com valores que partilhamos convictamente”, revela o CEO da cimenteira espanhola.

“A combinação das nossas forças vai permitir-nos crescer com um perfil mais diversificado e resiliente, reforçando ao mesmo tempo o nosso compromisso com a sustentabilidade”, refere.

“Juntos, iremos expandir a nossa oferta de soluções circulares e de baixo carbono, de elevado valor, para os nossos clientes, criando novas oportunidades para as nossas pessoas”, conclui o CEO que faz uma referência ao facto de integrar os 2.900 colaboradores da Secil na Molins.

A Semapa garante que “continuará focada na execução da sua estratégia de criação de valor, apoiando as suas participadas e procurando novas oportunidades de investimento”.

(atualizada com o comunicado da Semapa)

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.