[weglot_switcher]

SESARAM é um dos de três centros pilotos para projeto sobre esclerose múltipla

“O EMbrace tem por objetivo influenciar significativamente o tratamento da esclerose múltipla, fornecendo evidências para orientar a implementação de modelos de cuidados de saúde mais eficientes e centrados no doente”, disse o SESARAM.
26 Julho 2024, 09h29

O Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), é um dos três centros piloto, entre hospitais públicos, ao nível nacional, a integrar o EMbrace, um projeto piloto multicêntrico de VBHC (Value-based healthcare), que segue doentes com esclerose múltipla em Portugal.

“O EMbrace tem por objetivo influenciar significativamente o tratamento da esclerose múltipla, fornecendo evidências para orientar a implementação de modelos de cuidados de saúde mais eficientes e centrados no doente.
A aplicação desta metodologia de “Cuidados de Saúde Baseados em Valor” está centrada em cinco pilares: valor centrado no doente, ritmo de trabalho, minimização de desperdícios, definição de fluxos de valor e melhoria contínua. No contexto de doenças crónicas como a esclerose múltipla, este modelo torna-se particularmente significativo”, referiu o SESARAM.
Este projeto teve início em março de 2021 e incluiu uma “educação básica sobre os conceitos de VBHC, uma análise e refinamento da jornada do doente em cada centro e uma recolha longitudinal prospetiva de indicadores de atividade da doença, indicadores funcionais (cognição, função do membro superior e marcha) e indicadores de qualidade de vida (patient reported outcome measures, PROMS)”.
O SESARAM acrescentou que nesta altura tem o processo de recolha de PROMs “mais sedimentado do que os outros dois Hospitais incluídos no projeto, contando com a coordenação da neuropsicóloga do Serviço de Neurologia, Sofia Carlos Aguiar, em estreita articulação com os restantes elementos da equipa do projeto: a enfermeira, Patrícia Rodrigues, os médicos, Roberto Franco, Armando Morganho, a investigadora principal do SESARAM neste projeto, Teresa Carolina Aguiar, a diretora do Serviço de Neurologia, e Martinha Garcia, diretora dos Serviços Farmacêuticos”.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.