A semana Europeia da Mobilidade decorre até dia 22 de setembro, e para a celebrar a Bolt realizou, na passada terça-feira, com um evento dedicado a ela e à discussão sobre a mobilidade no nosso país.
O evento juntou 500 participantes, entre motoristas TVDE, frotas e operadores e representantes do setor da mobilidade, para debaterem sobre quais os desafios e as perspetivas para o setor.
O primeiro painel, que reuniu o diretor de serviços de estudos, avaliação e prospetiva do IMT, o diretor de mobilidade da câmara de Lisboa, um membro do conselho de administração dos Parques Tejo e o diretor regional para o sul da Europa da Bolt, dedicou-se ao tema do futuro da mobilidade nas diferentes áreas urbanas, onde foi destacada a integração de sistemas e da colaboração entre municípios, operadores e entidades reguladoras.
Já o segundo painel centrou-se no tema da segurança na mobilidade, onde Ana Tomaz, da autoridade nacional da segurança rodoviária, sublinhou a necessidade de contrariar a ideia de que as mortes na estrada são inevitáveis, lembrando que há cidades europeias que já atingiram zero mortes.
O último painel reuniu TVDE e táxis para discutirem os desafios da mobilidade partilhada. Na opinião de Victor Soares, da associação Nacional Movimento TVDE, este serviço trouxe proximidade, preços mais acessíveis e segurança. Já Ivo Fernandes, da associação Portuguesa de Transportes em Automóveis Descaracterizados, sublinhou a diferença para os táxis, enquanto instrumento do Estado para assegurar transporte público em todo o território, e os TVDE, que classificou como transporte comercial e opcional, defendendo ajustes legislativos que clarifiquem os papeis de cada serviço.
Paulo Carneiro, da RadiTáxis, afirmou que há dificuldades do lado dos táxis no acesso à atividade e para os problemas das viagens em vazio de motoristas vindos de concelhos vizinhos.
O evento encerrou com Mário Morais, country manager da Bolt, que considerou que o mercado “tem ainda muito espaço para crescer” e defendeu a integração de táxis e TVDE nas plataformas para oferecer mais opções ao cliente”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com