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Setor do turismo nacional vai crescer durante as festividades

Segundo as conclusões do inquérito do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), 70% dos especialistas apontam para um crescimento significativo das receitas fruto do mercado externo. Paralelamente, mais de um terço dos profissionais visam o crescimento do mercado interno, embora este deva manter-se maioritariamente estável.
16 Dezembro 2024, 19h32

O mercado externo vai impulsionar o turismo nacional durante o natal e o fim de ano, com os profissionais a preverem que durante as festividades o setor supere o seu desempenho de 2023.

Segundo as conclusões do inquérito do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), 70% dos especialistas apontam para um crescimento significativo das receitas, fruto do mercado externo. Paralelamente, mais de um terço dos profissionais visam o crescimento do mercado interno, embora este deva manter-se maioritariamente estável.

Adicionalmente, indicadores de melhoria no número de turistas (52%) e nas dormidas (57%) apontam para um maior crescimento de origem externa, reforçando o papel do turismo internacional como motor de valor para o setor.

Jorge Costa, presidente do IPDT, afirma que “esta projeção sugere um turismo internacional de maior valor, com Portugal a afirmar-se como um destino prioritário para os viajantes estrangeiros durante as festividades de final de ano de 2024. Os principais mercados emissores neste período deverão seguir a tendência verificada entre janeiro e setembro, com Reino Unido, Alemanha, Espanha, EUA e França em destaque”.

Já para o mercado interno, as expectativas preveem que a atividade se mantenha alinhada com os níveis positivos registados no final de 2023.

Apesar de o mercado interno demonstrar sinais de estabilidade em relação a 2023, destacam-se, ainda, perspetivas de crescimento na rentabilidade dos negócios, já que 37% dos especialistas antecipam um aumento nas receitas turísticas e no RevPAR (receita por quarto disponível) durante as festividades de final de ano.

“O mercado interno, apesar da tendência global de estabilidade, apresenta-se como uma oportunidade estratégica para gerar valor adicional, reforçando o seu papel central no equilíbrio e no crescimento sustentável do setor turístico”, refere Jorge Costa.

 

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