[weglot_switcher]

SIBS vai obrigar a ter cartão para poder fazer pagamentos online

Ao contrário do que poderia acontecer até agora, em que uma pessoa ou uma empresa apenas precisavam de ter uma conta bancária em Portugal para fazer pagamentos online, essa operação só poderá acontecer no início de 2024 com um cartão bancário. Esta notícia exclusiva faz manchete esta sexta-feira no JE.
15 Dezembro 2023, 07h54

Os pagamentos online em Portugal vão obrigar a ter um cartão bancário associado à conta a partir de 1 de janeiro, de acordo com notícia exclusiva avançada esta sexta-feira pelo JE e que faz manchete na edição desta sexta-feira que estará disponível nas bancas e na plataforma JE Leitor.

Conta o JE que, ao contrário do que poderia acontecer até agora, em que uma pessoa ou uma empresa apenas precisavam de ter uma conta bancária em Portugal para fazer pagamentos online, essa operação só poderá acontecer no início de 2024 com um cartão bancário.

“A mudança deriva de uma alteração efetuada pela SIBS ao Serviço de Pagamentos via canais Digitais e é transversal a todas as instituições financeiras a operar em Portugal. Estão incluídos nesta alteração os pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado, pagamentos de compras e os carregamentos de telemóveis, telecomunicações e transportes”, pode ler-se no artigo exclusivo do JE.

A SIBS – Forward Payment Solutions anunciou que irá proceder a uma alteração no Serviço de Pagamentos via Canais Digitais, transversal a todas as entidades financeiras, que implicará a associação obrigatória de um Cartão de Débito ou Crédito. “Ora, como os cartões de débito têm normalmente uma anuidade entre 10 euros e 20 euros, se por causa desta medida forem pedidos mais 500 mil cartões/ano, resultará numa receita adicional para os bancos de pelo menos 5 milhões de euros”, revela ao Jornal Económico Paulo Santos, autor de uma petição que pôs a correr sobre o tema.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.