[weglot_switcher]

Sindicato dos quadros e técnicos bancários repudia declarações da APB sobre pressões a contabilistas

O SNQTB não aceita a “narrativa desculpabilizante” dos bancos, depois da associação que representa estas entidades justificar a denúncia da Ordem dos Contabilistas como “condutas isoladas”.
  • Cristina Bernardo
18 Agosto 2020, 16h23

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) manifestou em comunicado o seu lamento pelas declarações da Associação Portuguesa de Bancos sobre a denúncia feita pela Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, que, defende o sindicato, “colocam em causa o profissionalismo dos bancários”.

O SNQTB “considera inadmissível que a APB atribua a total responsabilidade aos bancários” e que se desresponsabilize das acusações de Paula Franco, a Bastonária dos contabilistas. Numa reunião livre da Ordem, Paula Franco falou de pressões dos bancos a contabilistas para que estes passem falsas declarações de quebras na faturação de 40%, quando estas não se verificam.

“Não podemos permitir que a Associação que representa essas instituições venha desresponsabilizar-se, apontando o dedo aos bancários, com a teoria de presumíveis atos isolados e ameaçando com represálias para os profissionais. Não aceitamos esta narrativa desculpabilizante que já começa a ser recorrente”, defendeu o presidente do SNQTB, Paulo Gonçalves Marcos.

A APB havia garantido, na passada sexta-feira, desconhecer as situações referidas pela Bastonária, mostrando-se confiante no cumprimento da lei por parte dos bancos e na apuração dos factos por parte das instituições em causa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.