Durante o primeiro semestre do ano foram registadas cerca de 800 reclamações às entidades de saúde pública. As queixas mais recorrentes são a demora no atendimento e o tratamento clínico indevido, segundo o Portal da Queixa.
As urgências são o serviço que mais queixas regista, 30%, seguindo-se a unidade de Pediatria, com 10% e a especialidade de obstetrícia com 7%. Já a realização de exames registam 22% das reclamações apresentadas no Portal da Queixa.
O hospital Beatriz Ângelo, em Loures é a entidade de saúde do SNS que maior número de reclamações regista, seguindo-se o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o hospital de Santa Maria, hospital de Faro, hospital de Braga e o hospital de Vila Franca de Xira.
Como razão da queixa a demora no atendimento gera 29,3% das reclamações, seguindo-se a tratamento clínico indevido com 22% de queixas e o atendimento na receção é responsável por 20,8% das reclamações.
Em 2022 o Portal da Queixa registou mais de cinco mil queixas dirigidas ao setor da Saúde, com o SNS a liderar com 2.044 reclamações registadas.
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