Sodim volta a reforçar na Semapa, compra 0,145% a 11,66 euros

O investimento da holding da família Queiroz Pereira neste novo reforço ronda os 1,38 milhões de euros.

Nesta sexta-feira, a ‘holding’ Sodim comprou 118.231 ações, representativas de 0,145% do capital social da Semapa, adiantou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Isto depois de na quinta-feira ter comprado 619.508 ações da Semapa, representativas de 0,762% do capital da empresa ao preço de 11,66 euros por ação. Portanto ao preço da Oferta Pública de Aquisição sobre a Semapa, descontando o dividendo. Num investimento que totalizou cerca de 7,2 milhões de euros.

Segundo a nota, a Sodim “comunicou, na presente data, à Semapa – Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. que hoje adquiriu em bolsa 118.231 ações, representativas de 0,145% do capital social do grupo”.

Mais uma operação em mercado feita pela oferente em plena OPA

O investimento da holding da família Queiroz Pereira neste novo reforço ronda os 1,38 milhões de euros.

“Esta comunicação resultou do facto de a Sodim ser uma entidade estreitamente relacionada com José António do Prado Fay, João Nuno de Sottomayor Pinto de Castello Branco, Vítor Paulo Paranhos Pereira, Ricardo Miguel dos Santos Pacheco Pires, Filipa Mendes de Almeida de Queiroz Pereira, Mafalda Mendes de Almeida de Queiroz Pereira e Lua Mónica Mendes de Almeida de Queiroz Pereira, em virtude de os mesmos serem administradores da Sodim e da Semapa”, lê-se na mesma nota.

Em 19 de fevereiro, a Semapa anunciou que a ‘holding’ da família Queiroz Pereira, Sodim, pretendia lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) “geral e voluntária” sobre as ações que não detém na empresa.

O valor final a pagar por ação na oferta é atualmente de 11,66 euros, em dinheiro, o qual corresponde ao valor da contrapartida da oferta de 12,17 euros por ação deduzido do dividendo já pago pela Semapa de 0,512 euros por ação.

A Sodim detinha (através da sua subsidiária Cimo – Gestão de Participações) 71,906% do capital social da Semapa, correspondentes a 73,167% dos direitos de voto.

No dia 5 de março, o Conselho de Administração da Semapa considerou que a oferta lançada pela Sodim “é oportuna” e apresenta condições “adequadas”, não se antevendo alterações da situação dos trabalhadores, ‘stakeholders’ ou finanças da empresa.

Recomendadas
João Paulo Correia

Novo Banco: PS acusa PSD de querer ganhar na secretaria o que não ganhou com inquérito

“O Partido Socialista esperava da parte do PSD uma posição mais responsável e mais construtiva nesta fase do inquérito. O PSD sente-se tentado a ganhar na secretaria aquilo que não foram os ganhos que espera ter durante os trabalhos do inquérito”, afirmou o deputado socialista João Paulo Correia.

5G: Propostas seguem nos 337,7 milhões no 134.º dia de licitação principal do leilão

Se tivesse terminado esta sexta-feira, o Estado teria arrecadado mais de 422 milhões de euros (incluindo a licitação dos novos entrantes de 84,3 milhões de euros), bastante acima do montante indicativo de 237,9 milhões de euros.

McKinsey defende importância do investimento em ativos intangíveis para o crescimento das empresas

Empresas que estão entre as 10% que mais crescem investem 2,6 vezes mais em ativos intangíveis do que as restantes 50% que menos crescem, revela estudo da consultora. Exemplo de ativos intangíveis são a propriedade intelectual, a pesquisa, a tecnologia e software e o capital humano.
Comentários